FUP assina acordo com a TBG e garante pagamento da PLR 2008 nesta terça-feira, 05

A FUP e os sindicatos Paraná/Santa Catarina e Unificado do Estado de São Paulo, assim como o…







Imprensa da FUP

 

A FUP e os sindicatos Paraná/Santa Catarina e Unificado do Estado de São Paulo, assim como o Sindipetro-RJ, assinaram nesta segunda-feira, 04, o acordo para pagamento da PLR 2008 dos trabalhadores da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), conforme aprovado pela categoria nas assembléias realizadas no mês passado. A FUP garantiu o pagamento integral da PLR, nos mesmos moldes acordados com a Petrobrás e na mesma data, ou seja, nesta terça-feira, 05. Este é o segundo acordo de PLR assinado pela Federação com a TBG, estendendo para os trabalhadores da subsidiária o que foi conquistado pela categoria.

 

A greve de cinco dias em março garantiu avanços em relação ao montante que havia sido provisionado para a PLR, elevando de 4,17% para 4,5% o percentual sobre o lucro do Sistema Petrobrás. Os R$ 2.000,00 lineares conquistados ampliaram o valor da PLR, principalmente para os trabalhadores do regime administrativo e os que estão situados nas faixas salariais mais baixas. No entanto, a maior vitória deste acordo foi estender o que foi conquistado para todos os trabalhadores do Sistema, garantindo que os mesmos valores pagos pela Petrobrás sejam praticados também para os trabalhadores da TBG, Refap e Petroquisa, empresas que fecharam o ano de 2008 com prejuízos.

 

Fortalecer a organização sindical para garantir novas conquistas

 

A FUP e seus sindicatos estão também lutando para estender para os trabalhadores da TBG o mesmo Acordo Coletivo de Trabalho pactuado pela Petrobrás. Em 2008, a Federação conquistou a extensão das cláusulas econômicas e concluiu na semana passada a negociação, que garante aos trabalhadores da subsidiária a extensão também das cláusulas sociais. As cláusulas referentes à AMS e à Petros precisam de adequação e por isso serão tratadas em grupos de trabalho específicos. A FUP divulgará nos próximos dias a proposta do acordo para que seja submetido à avaliação dos trabalhadores nas assembléias.

 

É fundamental que os trabalhadores da TBG fortaleçam a FUP, filiando-se aos sindicatos, para que possamos garantir o êxito desta luta. É através da nossa organização sindical, cujo princípio é a defesa da unidade da categoria, que os trabalhadores petroleiros têm ampliado suas conquistas e garantido acordos vitoriosos. Portanto, é necessário que os trabalhadores da TBG somem-se aos demais petroleiros, ampliando a unidade nacional através da FUP e de seus sindicatos.