Fórum Social Mundial de dez anos será realizado diversas partes do mundo

No próximo ano, as discussões das atividades se centrarão nas várias dimensões da crise mundial…

Adital

No próximo ano, as discussões das atividades se centrarão nas várias dimensões da crise mundial: econômica, política, social, ambiental, alimentar, civilizatória e cultural. Para comemorar e debater os dez anos de FSM, uma programação diferente está sendo preparada para a próxima edição. Ao contrário dos anos anteriores, o Fórum não será único e centralizado, mas terá programação ao longo de 2010 em diversas partes do mundo.

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, por exemplo, acontecerá em Porto Alegre o seminário internacional "10 anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível". Além do balanço de dez anos do Fórum, o seminário debaterá sobre a atual conjuntura mundial, os elementos de uma nova agenda e a sistematização de questões e contribuições para o processo do FSM.

O evento contará com a participação de pesquisadores e ativistas nacionais e internacionais, tais como: Boaventura de Souza Santos, de Portugal; David Harvey e Immanuel Wallerstein, dos Estados Unidos; e Francisco Whitaker e João Pedro Stédile, do Brasil. O "Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre" ainda terá atividades autogestionadas em Porto Alegre e região metropolitana (Canoas, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga).

Como todos os anos, o Acampamento Internacional da Juventude também fará parte do evento. Na 10ª edição, o Acampamento está marcado para acontecer entre os dias 18 e 28 de janeiro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Além dessas, outras ações já estão programadas para acontecer durante todo o ano de 2010 como parte das atividades da 10ª edição do FSM. De 22 a 29 de janeiro, ocorrerão em Santa Maria e em Canoas, também no Rio Grande do Sul, o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária. Entre os dias 26 e 28 do mesmo mês, a cidade gaúcha de São Leopoldo sediará o Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

A programação não se resumirá somente às cidades sulinas. De 29 a 31 de janeiro, Salvador, na Bahia, realizará o Fórum Social Temático da Bahia. Já entre os dias 22 e 26 de março, o Rio de Janeiro será palco das Ações pelo Direito à Cidade, durante o Fórum Mundial Urbano, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outros Fóruns Sociais também estão programados para o decorrer do ano em diversos países, como o Fórum Social Madri 2010, na Espanha; o Fórum Social Tcheco, na República Tcheca; o Fórum Social das Américas 2010, no Paraguai; e o Fórum Social de Educação, na Palestina. A ideia do FSM 2010 é promover análises, propostas e experiências dos participantes dos diferentes locais para reunir todas no próximo Fórum Social Mundial centralizado, que acontecerá em 2011 em Dacar, no Senegal.