Estão abertas as inscrições para o curso de Previdência Complementar promovido pelo Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, Petros e AMS. Com formato híbrido, a aula inaugural acontecerá, no dia 01 de agosto, às 10h, no CEPE Salvador, em Stella Maris. A categoria está convidada a participar do evento.
As inscrições podem ser realizadas de forma online, preenchendo o formulário no link abaixo:
O objetivo do curso é ampliar o conhecimento sobre a previdência complementar e sobre a Petros, que é o segundo maior fundo de pensão do país, com mais de 130 mil participantes ativos e assistidos, que administra um patrimônio de R$ 120,8 bilhões.
Vão ministrar o curso, dois professores com vasta experiência na área e cujos nomes serão divulgados em breve.
Fora a aula inaugural, o restante do curso terá aulas online em plataforma que será divulgada brevemente pelo Fórum. O conteúdo programático será dividido em duas partes, sendo que a primeira irá tratar sobre a história da organização previdenciária no Brasil e as características do Regime de Previdência Complementar, entre outros assuntos. Na segunda parte, o conteúdo será específico sobre a legislação e regulamento do fundo de pensão Petros.
Esta é uma boa oportunidade para debater o presente e futuro do plano Petros. Com os planos de equacionamentos da Petros, muitos petroleiros aposentados vivem sob a incerteza se receberá o suficiente para sobreviver após os descontos mensais referentes ao déficit produzido no plano de pensão. Diante disso, o curso tem o objetivo de informar sobre a importância da previdência complementar na garantia da qualidade de vida no período de aposentadoria.
É muito importante conhecermos o que é, e como funciona a Petros, para podermos acompanhar e fiscalizar, para impedir os déficits que levam a esses equacionamentos catastróficos, que estão destruindo os benefícios de aposentadoria e comprometendo a sobrevivência de participantes e assistidos.
Integram o Fórum baiano em Defesa da Petrobrás, Petros e AMS: AEPET-BA, ASTAPE-BA, Abraspet, Sindipetro-BA, CEPEs.
[Da imprensa do Sindipetro BA]