Durante esta semana, os diretores da FUP junto com os companheiros dos movimentos sociais do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens e MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores, que compõe a Plataforma Operária e Camponesa, estarão nas ruas distribuindo a edição especial do jornal Brasil de Fato, que aborda o tema do petróleo e o desmonte do Sistema Petrobrás pelo governo golpista de Michel Temer.
Em sua fala o coordenador geral da FUP, Zé Maria Rangel, alerta a população sobre a falta de interesse do atual governo com a população menos favorecida “a gasolina sobe diariamente, são mais de 15 milhões de trabalhadores desempregados no nosso país. Esse é o país que os golpistas sonharam em fazer após tirar a presidenta legitimamente eleita”.
Na manhã de hoje, 23, os petroleiros estiveram na Central do Brasil onde foi distribuído mais de 4 mil exemplares. No decorrer da semana haverá panfletagem em locais como Praça XV e Largo da Carioca. Na sexta-feira, 27, o governo irá realizar dois leilões simultâneos onde praticamente todas as grandes petroleiras do mundo – 15 no total – participarão da disputa pelos oito blocos em um hotel de luxo no Rio de Janeiro. Serão leiloados quatro blocos das chamadas áreas unitizáveis, adjacentes a campos já em operação e, por isso, com reservas conhecidas. Três estão na bacia de Santos – que tem a maior parte do território em águas paulistas – e uma, na de Campos – que se espalha principalmente pelo mar do Rio de Janeiro. Na sequência, uma rodada onde estarão em jogo quatro blocos ainda não explorados, também divididos entre as bacias de Santos e Campos.