Fora Chevron! Multinacional torna a vazar óleo na Bacia de Campos

A entrega dos campos de petróleo e gás ao setor privado coloca em risco a soberania nacional e a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente

 Imprensa da FUP

Logo após a nova diretora geral da ANP, Magda Chambriard, declarar que a Agência manterá suspensa a licença da Chevron para as atividades de perfuração no Brasil, a multinacional voltou a protagonizar mais um vazamento de petróleo na Bacia de Campos. A empresa norte-americana informou que localizou no dia 14 uma nova mancha de óleo no Campo do Frade, onde já haviam sido derramados 480 mil litros de petróleo, em novembro do ano passado, após uma série de perfurações arriscadas e repletas de erros, na tentativa de se atingir a camada pré-sal, sem a permissão do governo.

Esse novo vazamento comprova que a Chevron continua operando em condições inseguras e que os órgãos fiscalizadores não agem como deveriam para impedir a atuação predatória das empresas de petróleo. Como já havia anunciado no ano passado, a FUP defende a expulsão da Chevron do Brasil e reitera a necessidade de se ampliar a luta pela retomada do monopólio estatal do petróleo, através da Petrobrás 100% pública. A entrega dos campos de petróleo e gás ao setor privado, após a quebra do monopólio, coloca em risco a soberania nacional e a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.

Leia mais: 

 

Para MPF, Chevron sabia dos riscos

PF liga vazamento atual da Chevron ao de 2011 e vê risco de nova tragédia

Chevron quer suspender produção após novo vazamento

O Sindipetro-NF também defende a proibição definitiva das operações da Chevron no país

Chevron identifica novo vazamento de óleo no Campo do Frade