Folha de São Paulo faz campanha contra Dilma, mas questiona boletim da FUP

alt

 

A Secretaria de Comunicação da FUP recebeu na manhã desta quinta-feira, 02, telefonema de uma repórter do jornal Folha de São Paulo questionando a entidade sobre a edição desta semana do boletim Primeira Mão, cuja manchete é “Reeleger Dilma, prioridade da classe trabalhadora!”. A jornalista queria saber detalhes sobre o informativo da FUP, como é sua distribuição e por que “pedia votos para Dilma”, alegando que isso se constituía em campanha eleitoral, o que é contra a lei.

Ao ser questionado pela repórter, o coordenador da FUP, José Maria Rangel, explicou que o Primeira Mão é um boletim semanal, onde as diretorias da entidade há mais de 20 anos debatem temas políticos com a categoria. José Maria ressaltou que a continuidade desses debates durante o processo eleitoral é perfeitamente legítimo, ainda mais que as eleições envolvem questões que estão diretamente ligadas aos petroleiros, como a exploração do pré-sal e o papel da Petrobrás. Ele aproveitou para questionar a Folha de São Paulo, que, reiterada e escancaradamente tem atacado o governo Dilma e a Petrobrás, favorecendo os candidatos Marina e Aécio em suas manchetes, reportagens e artigos.

O site “Manchetômetro”, que acompanha diariamente o comportamento da imprensa brasileira na cobertura das eleições, revela o quanto a mídia é tendenciosa e partidarizada. Produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Manchetômetro analisa as coberturas dos jornais Folha de São Paulo, O Globo e Estado de São Paulo, além do Jornal Nacional, da TV Globo. Veja a seguir como a mídia brasileira tem se comportado nestas eleições:

alt

 

alt

Cobertura desde o início da campanha eleitoral (06/07), baseada em temáticas contrárias aos candidatos:

alt

Cobertura diária: Data de referência dos jornais: 01/10/2014 || Data de referência do Jornal Nacional: 30/09/2014

alt

Fonte: FUP e gráficos Manchetômetro