Princípio de incêndio na Paraná Xisto expõe falhas de segurança na parada de manutenção

[Da comunicação do Sindipetro PR/SC]

Na noite da última quarta-feira (14), um princípio de incêndio foi registrado na planta da Paraná Xisto, em São Mateus do Sul-PR. O fogo ocorreu no Módulo Industrial, unidade U-230, especificamente no precipitador eletrostático.

O Sindipetro PR e SC não foi comunicado oficialmente do ocorrido. A informação chegou por meios extraoficiais e o Sindicato buscou a verificação dos fatos. “A empresa não nos informou de imediato. Busquei averiguar a situação e soube que não houve a evacuação imediata. O princípio de incêndio foi no precipitador e até onde se sabe houve dificuldades para controlar a emergência. Os indícios nos levam a acreditar que o incêndio pode ter iniciado em um resíduo conhecido como sulfeto, que reage com o ar e pode gerar fogo de difícil controle, sendo ineficaz o simples uso de água em certos casos”, afirmou o técnico de segurança, secretário da pauta local de São Mateus do Sul do Sindipetro PR e SC e de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS) da FUP, João Felchak.

O Sindicato não obteve confirmação se o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado. Um representante da empresa, após contato do Sindipetro, informou que houve “um princípio de incêndio, imediatamente controlado. Não houve prejuízo material e nem vítimas. O protocolo de segurança foi imediatamente acionado”.

O episódio se soma a uma série de ocorrências preocupantes registradas já nas primeiras semanas da parada de manutenção da unidade. Relatos que chegaram ao Sindicato incluem acidentes com gravidade, como casos de fraturas e até amputação de dedo. “Vamos cobrar respostas da gestão da Paraná Xisto e solicitar uma inspeção de segurança urgente nas frentes de trabalho”, completou Felchak.

O Sindipetro PR e SC busca investigar tudo o que foi percebido até agora na parada de manutenção, inclusive para verificar se serão necessárias outras medidas, como acionar os órgãos de fiscalização. Além disso, reforça seu compromisso com a defesa da segurança e da integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras. Também se coloca à disposição para receber denúncias sobre irregularidades de segurança através dos canais abaixo e dar o devido tratamento a todos os relatos.

📣 Denuncie irregularidades de segurança!
📲 WhatsApp/Telefone: (41) 3332-4554
📧 E-mail: denuncia@sindipetroprsc.org.br