ExxonMobil vaza óleo na costa da Nigéria

Com informações do Globo e da Reuters

O vazamento de petróleo em uma instalação em alto mar da ExxonMobil na região Delta do Rio Níger espalhou-se por mais de 32 quilômetros, cobrindo as águas utilizadas por pescadores com enorme mancha. Localizada na costa da Nigéria, a região possui grande acumulação de petróleo.

De acordo com O Globo, a mancha se formava a partir do oleoduto que a Exxon havia fechado por causa de um vazamento ocorrido na semana retrasada para reduzir danos ambientais.  Trata-se da segunda maior filtração perto das instalações da petrolífera americana em três meses. No final de agosto, um vazamento deixou uma enorme mancha de petróleo que se propagava quilômetros da costa.

O diretor gerente da unidade local da ExxonMobil, Mark Ward, disse que a petrolífera já mobilizou uma equipe de limpeza e se desculpou com as comunidades afetadas pelo vazamento. Na última sexta-feira (16), a Exxon comunicou que havia desligado um duto na costa do Estado de Akwa Ibom após um vazamento cuja causa é desconhecida.

Vazamentos de petróleo ocorrem com frequência na Nigéria, uma vez que a regulamentação ambiental é frágil, além disso há relatos de gangues armadas que saqueiam os oleodutos do país africano.

A petrolífera ExxonMobil está em primeiro lugar no ranking das maiores empresas americanas por faturamento em 2012, segundo a revista Forbes. Segundo a Reuters, este é o segundo grande vazamento de óleo da petrolífera na Nigéria no espaço de três meses.

LEIA TAMBÉM:

Ajude o povo nigeriano na luta para responsabilizar as petrolíferas por poluição e pilhagem