Explosão em tanque de solvente mata trabalhador na Megaquímica, em Mauá (SP)

Foto: Reprodução/CUT

Outro trabalhador ficou ferido, segundo dirigentes do Sindicato dos Químicos do ABC, que estiveram no local. Segundo um dirigente, os trabalhadores estavam fazendo a manutenção de um tanque de solventes

[Do Sindicato dos Quimicos do ABC]

Uma explosão ocorrida na manhã desta quarta-feira (13), na empresa Megaquimica Embalagens Produtos Químicos, em Mauá, na região do ABC Paulista, matou um trabalhador e deixou outro com queimaduras.

Segundo diretores do Sindicato dos Químicos do ABC, que estiveram na Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá (ACIBAM), onde a empresa está instalada, os trabalhadores estavam fazendo a manutenção de um tanque de solventes. Eles denunciam que a empresa não declarou que trabalhava com solventes infláveis.

“O acidente aconteceu por falta absoluta de segurança da empresa”, disse Joel Santana,  diretor do Sindicato que coordena a Regional de Santo André e a área do Polo Petroquímio de Mauá.

“Pior, a empresa legalmente trabalhava em recuperação de materiais plásticos e não declarou que trabalhava com solventes inflamáveis”, denunciou o dirigente.

Segundo Joel, o Sindicato dos Químicos do ABC solicitará fiscalização rigorosa do Ministério do Trabalho e do Ministério Público.

A direção do sindicato divulgou nota se solidarizando com a família da vítima e criticando o alto número de acidenres fatais em empresas do país.

“É um absurdo a perda de mais uma vida, pois no Brasil, nos últimos 10 anos, mais de 25 mil trabalhadores perderam a vida por acidentes no Brasil”, disse Joel.