Executiva Nacional da CUT exige transparência e seriedade na apuração do caso Cachoeira

CUT

Escrito por Executiva Nacional da CUT

A Executiva Nacional da CUT, reunida em São Paulo nos dias 24 e 25 de abril, após discutir a conjuntura, aprovou a seguinte resolução sobre os trabalhos da CPMI do caso Carlos Cachoeira:

Apuração com Rigor

A CUT, reafirmando seus princípios em defesa da democracia e da transparência, exige a rigorosa e imediata apuração de todas as denúncias sobre o esquema de corrupção que são apresentadas na denominada “Operação Monte Carlo”, que envolve o empresário e contraventor Carlos Cachoeira, acusado de crimes de corrupção e abuso de poder econômico.

Defendemos que a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do caso Cachoeira, instalada no dia 19 de abril, apure com rigor os fatos levantados pelas investigações da Polícia Federal e que os envolvidos sejam punidos. São muito graves as denúncias de envolvimento do crime organizado com governos, parlamentares e membros do Judiciário, desnudadas principalmente a partir das relações de Carlos Cachoeira com o senador Demóstenes Torres (recém desfiliado do DEM/GO), enaltecido por parcela da mídia e partidos conservadores como o arauto da moralidade, até os fatos virem à tona.

Esperamos transparência e seriedade nas apurações, para que a CPMI não seja conduzida de forma partidarizada e transformada em mais um sensacionalismo nacional com o objetivo de ser palanque de disputa política nas eleições municipais de 2012.

Também devem ser investigadas com profundidade pela CPMI as relações de Carlos Cachoeira com veículos de imprensa, que promoveram a manipulação da opinião pública na defesa de interesses escusos do contraventor e de seus aliados políticos. Esta relação espúria tem sido sistematicamente “ignorada” pela mídia conservadora, que ainda insiste em relacionar o esforço de apuração desses crimes a outras questões.

Reiteramos que acontecimentos como estes reforçam a necessidade urgente de democratização dos meios de comunicação e uma reforma política democrática que, entre outras ações, possibilite a transparência do financiamento das campanhas políticas.

Leia também:

Uma CPI para punir os corruptores