EUA assumem controle de 83% da importação brasileira de óleo diesel

 

Em seu blog, Cafezinho, o jornalista Miguel do Rosário revela como a operação Lava Jato e o juzi Sérgio Moro estão beneficiando os Estados Unidos com o desmonte da Petrobrás e da indústria nacional. Veja alguns trechos abaixo e leia a íntegra do post aqui

Só nos últimos 12 meses, o Brasil gastou US$ 4 bilhões com a importação de óleo diesel, um aumento de 71% sobre o ano anterior. Enquanto isso, por conta da decisão da Petrobrás de paralisar suas refinarias, tanto aquelas já em funcionamento quanto a construção de novas unidades, a nossa produção nacional de derivados caiu violentamente este ano, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), atualizados até maio deste ano.

O acumulado de janeiro a maio de 2017 é um dos menores da série histórica.O país que mais se beneficiou desta queda na produção nacional de derivados foram os Estados Unidos, cujas exportações de óleo diesel para o Brasil cresceram 177% sobre o ano anterior.

O fato curioso é que os EUA não apenas aumentaram brutalmente a exportação de diesel para o Brasil. Eles assumiram o controle de nossa importação. E há muito tempo isso não acontecia. Em 2013, os EUA ficaram com 33% das importações brasileiras de óleo diesel. Nos anos seguintes, a participação americana oscilou entre 40% e 50%.

Nos últimos 12 meses terminados em junho, porém, os EUA assumiram hegemonia absoluta da importação brasileira de óleo diesel, com mais de 83% do mercado! E quem controla o diesel, controla o transporte de mercadorias no Brasil.

Agora entendo porque os americanos dão tantos prêmios para Sergio Moro.

Fonte: O Cafezinho