Estudantes ocupam as ruas de São Paulo nesta terça

UNE

De forma inédita e unificada, na terça-feira, 26 de março, mais de 30 movimentos sociais ligados à juventude, educação, cultura, religião, trabalho, gênero, questão racial, meio-ambiente e direito à terra no Brasil iniciam a Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira, série de manifestações que irão ocorrer até o fim de abril em mais de 10 capitais do país.

A concentração para a marcha em São Paulo será às 9h, na Praça da Sé. De lá, os milhares de estudantes, trabalhadores e outros grupos marcharão pelas ruas do centro chegando à Praça da República onde realizarão ato público.

As lutas na capital paulista são pela reserva estadual de vagas com a campanha “Cotas sim, Pimesp não”, passe livre para o estudante prounista e o combate ao extermínio da juventude negra.

A polêmica sobre o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp) está na exigência de que estudantes cotista ingresse na universidade estadual a partir de um curso preparatório com duração de dois anos. A UNE considera que a imposição de um ‘college’ apenas para os estudantes cotistas é uma medida que cria um processo de discriminação negativa.

“É inadmissível que estudantes negros e índios e oriundos de escola pública tenham que passar por duas etapas de seleção para ingressar na universidade, enquanto estudantes oriundos de escola particular tem somente uma”, explicou o presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE), Alexandre Silva.

REIVINDICAÇÕES

Entre os grandes consensos dos movimentos de juventude está a necessidade de investimento na área da educação. Somada à luta pelos 10% do PIB brasileiro na educação pública, está a reivindicação por 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal também no setor educacional. Outra pauta urgente e unificada é o combate à violência e extermínio da população jovem e negra no Brasil, principalmente nas periferias das grandes cidades. Dados recentes do Conselho Nacional de Juventude mostram que, do total de homicídios no país, 70,6% das vítimas são negras e 53,5% são jovens com idades entre 15 e 19 anos. Principais bandeiras:

 . 10% do PIB, 50% do fundo social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo para a educação.

 . Passe livre na capital paulista para estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni);

 · Revisão do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp);

 · Trabalho decente.

 · Reforma Política.

 . Fim do extermínio da juventude negra.

 . Democratização da comunicação de massas.

 . Reforma agrária.

CALENDÁRIO DA JORNADA

Estão previstas grandes mobilizações em mais dez capitais brasileiras. No dia 3 de abril (quarta-feira) ocorrerá em Brasília a principal marcha da Jornada de Lutas. Os movimentos pretendem ocupar a Esplanada dos Ministérios com mais de 5 mil pessoas. O objetivo é entregar à presidenta Dilma uma carta com as reivindicações da juventude brasileira.

Um dia depois é o Rio de Janeiro que vai parar com uma grande marcha pelas ruas do centro da cidade no dia 4 de abril (quinta-feira).

Outras datas: Curitiba (25/3), Manaus (26/3), Natal (27/3), Goiânia (27/03), Macapá (27/3), Fortaleza (27/03), Belo Horizonte (2/4), Recife (4/4), Salvador (11/4), Porto Alegre (27/3).

MARÇO É MÊS DE LUTA E HOMENAGENS

Já é tradicional no calendário do movimento estudantil brasileiro ocupar as ruas das capitais do país no mês de março. A Jornada Nacional de Lutas é um período de mobilização intensa em que as reivindicações prioritárias dos estudantes são levadas a público.

O mês de março é simbólico para o movimento estudantil. A Jornada é uma homenagem a duas figuras marcantes para a juventude brasileira. Uma delas é o estudante secundarista Edson Luís, assassinado com uma bala no peito disparada por militares durante repressão a um protesto no restaurante universitário Calabouço, no Rio de Janeiro, em 28 de março de 1968. Edson reivindicava preços mais justos para a alimentação dos estudantes.

A Jornada lembra ainda a data de nascimento (28 de março de 1947) de uma das principais lideranças estudantis da história brasileira; o ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães, preso, torturado e assassinado pela ditadura militar no Rio de Janeiro. Honestino, com seus anseios em mudar o Brasil e o mundo, continua um símbolo vivo para diversas gerações.

QUEM PARTICIPA DA JORNADA

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Associação Cultural B; Centro de Estudos Barão de Itararé; Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM); CONEM; Consulta Popular; ECOSURFI, Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Federação Paulista de Skate, Fora do Eixo, Juventude da CTB, Juventude da CUT, Juventude da Contag, Juventude do PSB, Juventude do PT, Juventude Pátria Livre; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Nação Hip Hop Brasil; Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Rede Ecumênica da Juventude (REJU); Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialistas (UJS); União Nacional dos Estudantes (UNE); Via Campesina.

INFORMAÇÕES

O quê? Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira
Quando? 26 de março – terça-feira – 9h
Onde? Praça da Sé até a praça da República