Estudantes do ensino médio participam de palestra sobre "O Negro e Poder" no Sindipetro-NF

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra e ao Ano Internacional do Afrodescendente, o Sindicato promove hoje, 24 na sua sede em Macaé um dia de eventos .





Sindipetro NF

Estudantes do ensino médio da rede pública de Macaé foram maioria dos presentes na palestra sobre o "Negro e Poder" que aconteceu na manhã desta quinta, 24, no auditório do Sindipetro-NF em Macaé.

A Subsecretária Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esporte de Macaé, Conceição de Maria, quis fazer uma reflexão a respeito da representatividade dos negros na sociedade. Apresentou fotos de negros e negras de destaque no Brasil e no Mundo com a finalidade de mostrar que alguns espaços já estão sendo ocupados, mas que ainda é necessário ampliar essa realidade.

Conceição explicou o que é poder, as leis existentes e os prêmios que foram lançados em benefício da igualdade racial. O que causou um grande impacto nos jovens foi a descrição que o Dicionário Aurélio faz da palavra negro, relacionando a algo triste e melâncólico. Alguns jovens pediram a palavra e se posicionaram afirmando que para eles "Negro é vida".

Para a subsecretária, é necessário pensar o que precisa melhorar e que para isso a educação e o conhecimento da identidade de cada um tem um papel fundamental de fazer o jovem chegar lá.

A secretária de Combate ao Racismo da CUT/RJ, Glorya Ramos, mostrou que os espaços de poder estão ao alcance das pessoas. "O Sindicato é um espaço de poder da classe travbalhadora, ao ocuparmos esse espaço entramos num espaço de poder".

Segundo Glorya, existe atualmente uma má distribuição de forças e é preciso conhecer a história para saber porque isso acontece hoje. "Só teremos democracia quando houver acesso igualitário para todos" – disse.

Ao final de sua explanação sugeriu que todos tomassem conhecimento da Conferência de Durban, contra o Racismo que ocorreu em 2001 e entre outras coisas reconheceu como crime o tráfico de pessoas pelo Atlântico e definiu uma série de ações de combate às discriminações.