Estado aumenta para 64% participação nas ações votantes da Petrobrás

O governo federal terá 64% das ações ordinárias (ON, com direito a voto) da Petrobras após a conclusão da capitalização da companhia…





Com informações de O Globo e da Agência Brasil

Com o processo de capitalização da Petrobras, o governo federal aumentou sua participação na estatal, detendo agora 64% do capital votante e 48% do capital social. As informações, já divulgadas no Brasil no início da semana, foram encaminhadas nesta terça-feira (28) à Securities Exchange Comission (SEC), a reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos.

No comunicado, a Petrobras informa que o capital votante, que são as ações ordinárias, com direito a voto, pertencente ao governo federal, passou de 57,5% para 64%.

Já a fatia do capital social, que é composto por ações ordinárias e preferenciais (sem direito a voto), pertencente ao governo passou de 39,8% para 48%, distribuídos da seguinte forma: 33,2% da União; e 11,8% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda no capital social, o Fundo Soberano tem 3%; a Previ (Fundo de Pensão dos funcionários do Banco do Brasil), 2,9%; e a Petros (Fundo de Pensão dos funcionários da Petrobras), 0,8%. Os 48,3% restantes estão distribuídos pelo mercado.

O ministro Guido Mantega já tinha anunciado na sexta-feira, 24, que a participação do governo no capital total da companhia tinha subido de 40% para 48% com a capitalização.

O capital total de uma empresa é formado por ações ONs e PNs (preferenciais, sem direito a voto). A vantagem das ações ordinárias é que têm direito a voto nas reuniões do conselho de administração da empresa.

O processo de capitalização da Petrobras com vistas à exploração de petróleo e gás natural nos blocos da região do pré-sal da Bacia de Campos, foi iniciado no último dia 13.