Esta quinta-feira (17) é dia nacional de luta por uma PLR justa e transparente

 

 

Imprensa da FUP

A Petrobrás continua ignorando as cobranças da FUP para retomada da negociação do regramento das PLRs futuras e início das discussões para quitação da PLR 2011. Para quebrar o silêncio da empresa, os petroleiros realizarão nesta quinta-feira, 17, uma grande mobilização nacional, gritando em alto e bom som que querem regras claras e democráticas para a PLR. A proposta de regramento que foi apresentada pela empresa no início do ano não contempla as principal reivindicações da categoria e ainda piora o atual modelo de distribuição da PLR que tem sido acordado com os trabalhadores. Sem pressão e mobilização, corremos o risco de amargar retrocessos. No balanço financeiro da Petrobrás, aprovado pelos acionistas, o provisionamento da PLR 2011 foi reduzido em 7,73% em relação ao exercício de 2010, enquanto o montante referente aos dividendos subiu 2,33% no mesmo período.

Mais do que nunca, é fundamental definirmos regras claras e justas para distribuição dos lucros construídos pela categoria. A FUP, portanto, convoca todos os petroleiros e petroleiras a participarem ativamente das mobilizações organizadas pelos sindicatos no próximo dia 17.

Isenção de imposto de renda

A reunião das centrais com os ministros da Fazenda, Trabalho e Secretaria Geral da Presidência da República para discutir a isenção do Imposto de Renda sobre a PLR foi adiada para terça-feira, 16. O encontro estava previsto para o dia 08, mas foi cancelado por problemas de agenda do governo. A campanha da PLR sem IR foi lançada em 2011 por bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e urbanitários. Os sindicatos apresentaram ao governo proposta de isenção e redução da carga tributária na PLR dos trabalhadores, já que os acionistas das empresas não são tributados nos dividendos recebidos com valores abaixo de R$ 20 mil. Além da pressão junto ao governo, os trabalhadores continuam mobilizados,
aguardando a votação das emendas à Medida Provisória 556 que isentam os assalariados da cobrança do imposto de renda na PLR.