Escola de Agroecologia festeja quatro anos de luta pela soberania alimentar

Em celebração aos quatro anos da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), fundada…




MST

Em celebração aos quatro anos da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), fundada em agosto de 2005, neste sábado (19/09) será realizada a I Feira da Agrobiodiversidade, no assentamento Contestado, município da Lapa (a 70 km de Curitiba). Local onde se encontra instalada a Escola. Durante a feira os participantes também comemoram os 25 anos do MST e os 10 anos do assentamento Contestado, onde 108 famílias se encontram assentadas.

Em julho deste ano, a Escola foi sede da I Plenária Nacional da FUP, onde cerca de 300 trabalhadores rurais e do setor petróleo, debateram conjuntamente questões sobre soberania nacional e a unidade da classe trabalhadora, que foram os principais temas da plenária.

A festa será realizada na sede da ELAA, e terá início às 9h, com mística de abertura: apresentando a trajetória de luta do assentamento e de construção da Escola, em seguida estão previstos debates sobre a história do MST e a importância da agrobiodiversidade e agroecologia. Às 11h acontece o ato de instalação da Feira; às 13h almoço gratuito para todos os participantes e na parte da tarde será realizada a socialização de experiências em agrobiodiversidade e atividades culturais.

José Maria Tardin, da coordenação executiva da Escola, comenta que a feira não é apenas um momento de confraternização pelas conquistas, mas também de socialização de experiências e de estudo sobre os avanços necessários.

“A biodiversidade tem sido objeto de interesse das grandes empresas que se apropriam através das leis de patente impedindo assim o livre acesso à biodiversidade por parte das famílias camponesas. A feira tem então o objetivo de planejar nossas lutas pra enfrentarmos esse domínio do mercado sobre a agrobiodiversidade”, diz.

A ELAA, mantida pelos movimentos que integram a Via Campesina formou no mês de maio deste ano os primeiros 52 tecnólogos em agroecologia do Brasil. Atualmente, outros 70 educandos dão continuidade ao curso. O início de funcionamento da terceira turma está previsto para o mês de outubro.

A Escola foi criada a partir de uma parceria entre a Via Campesina, o governo da Venezuela, governo do Paraná, UFPR e o MST, para possibilitar a estruturação de uma rede de intercâmbio entre os camponeses
latino-americanos e defender a soberania alimentar dos povos.

I Feira da Agrobiodiversidade
Data: 19 de setembro de 2009
Horário: 9h
Local: Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), no Assentamento Contestado, município da Lapa (a 70 km de Curitiba).