Envale atrasou por mais de um mês os salários de contratados para parada da SIX

Funcionários chegaram a fazer uma paralisação para solucionar o problema

[Da imprensa do Sindipetro PR e SC]

Muitos trabalhadores passaram as festas de final de ano sem dinheiro no bolso. A empresa contratada pela Gerência de Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS) para prestar serviços na parada de manutenção da Usina do Xisto (SIX), a Envale, deixou os funcionários sem salário por quase todo o mês de janeiro.

Os pagamentos foram feitos apenas no dia 28/01,  somando mais de 45 dias de atraso. E o prejuízo poderia ter sido muito maior para os contratados da cidade de São Mateus do Sul e região caso o SINDIMONT (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços) deixasse de representá-los.

Os trabalhadores chegaram a fazer uma paralisação, entre os dias 01 e 03 de dezembro, para exigir os seus direitos, e um acordo foi firmado, o que garantiu junto a empresa a quitação das verbas rescisórias e multa prevista.

O Sindipetro PR e SC esteve junto na busca desta conquista. No dia 03 de dezembro foi realizado um ato em frente à SIX para expor tais condições de trabalho.

O Sindipetro parabeniza o SINDIMONT pela representatividade e conquista para os funcionários das empresas contratadas que prestaram manutenção na parada industrial da SIX.

É vergonhoso para a categoria petroleira saber que os trabalhadores ainda passam pelo constrangimento de ficar sem receber seus direitos. O Sindicato reitera sua indignação em relação ao episódio e espera que, em momentos futuros, a gestão da SIX contrate empresas comprometidas e que tenham condições de arcar com os salários em dia.

Caso sinta-se lesado com essa ou outras situações semelhantes, o Sindipetro recomenda que procure o seu representante sindical para lhe apoiar e direcionar na busca de seus direitos, ou entre em contato com telefone (41) 3332-4554.

O sindicato somos todos nós, e quando nos unimos a nossa força é muito maior.

Para denúncias:

E-mail: [email protected]

Telefone: (41) 3332-4554

Se preferir, trate o assunto diretamente com os dirigentes sindicais nos locais de trabalho.