Fiocruz e Diesat lançam questionário digital para trabalhadores expostos ao coronavírus

Na quinta-feira, dia 5 de novembro, às 15h, a Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP e o DIESAT vão lançar o Questionário digital da rede de informações e comunicação sobre exposição dos trabalhadores brasileiros ao SARS-CoV-2. Trata-se de uma iniciativa muito interessante com a finalidade de estudar os dados a partir das informações do próprio trabalhador. O estudo foi aprovado por comitê de ética das instituições e resguardará o sigilo das informações. O lançamento acontecerá no canal do Diesat no youtube.

O projeto da Rede de Comunicação e Informação, visa compartilhar experiências e potencializar ações em saúde pela integração de três redes integradas e interligadas: pesquisadores, serviços e trabalhadores. Os pesquisadores terão espaço para divulgar a produção do conhecimento na área do enfrentamento à pandemia COVID-19, por meio de estudos e pesquisas, troca de experiências entre instituições para disseminação da produção científica, bem como divulgar os avanços em inovações tecnológicas e metodologias de investigação entre os membros da rede.

Os serviços terão um espaço de troca, registro dos dados e divulgação de experiências bem-sucedidas no campo da vigilância, que se constitui uma base de dados a partir das narrativas das ações no SUS, por meio de  registro e comunicação em saúde.

E os trabalhadores terão um espaço organizativo do ramo permitindo que possam informar sobre as condições em que estão realizadas atividades, o atendimento das normas e o potencial risco de exposição ao SARS-CoV-2 e interagir com as propostas e ações desenvolvidas em rede.

Um dos principais desafios colocados aos componentes da rede é construir ambiente com autonomia, democracia, ética, horizontalidade e descentralização para harmonizar a comunicação e ações de proteção à saúde dos trabalhadores.

[Com informações da imprensa do Sindipetro-NF]