Entidades e Movimentos Sociais realizam ato de desagravo, relembrando a Ditadura Militar

Entidades e movimentos sociais que compõem o Fórum Permanente da Anistia em Pernambuco…

MST

Entidades e movimentos sociais que compõem o Fórum Permanente da Anistia em Pernambuco realizaram no Recife, na tarde desta quarta-feira, dia 1° de abril, um Ato de Desagravo ao povo brasileiro, na ocasião dos 45 anos do Golpe Militar.

O ato reuniu cerca de 300 manifestantes que se concentraram na Praça do Diário e seguiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade até a frente ao Edifício JK, para homenagear os estudantes Ivan da Rocha Aguiar e Jonas José de Albuquerque Barros, que foram mortos no local, a tiro de fuzil por tropas do Exército, durante uma manifestação no período do Regime Militar.

Os participantes encerraram o ato em frente ao Memorial Tortura Nunca Mais e na Calçada da História, onde se encontra o monumento com imagens dos militantes políticos, desaparecidos e assassinados durante a Ditadura.

Para Plácido Júnior, da Comissão Pastoral da Terra, “a realização de atos como esse é fundamental para fazer o resgate da história na ótica dos movimentos sociais, da classe trabalhadora e não na ótica da burguesia e da grande imprensa”. Plácido ainda ressalta a importância que é a participação conjunta de movimentos sociais do campo e da cidade na realização de atos como esse: "para a consolidação de uma unidade que construa um novo projeto para o Brasil”, complementa.