Desde 2004, a FUP e seus sindicatos reivindicaram a extensão do auxílio educacional para os dependentes…
Informe FUP
Desde 2004, a FUP e seus sindicatos reivindicaram a extensão do auxílio educacional para os dependentes de todos os trabalhadores da Petrobrás, que estão ou virem a ingressar na universidade. Apesar da resistência da empresa em manter a formatação que garantia somente descontos nas mensalidades, por meio de convênios com algumas universidades, a Federação conseguiu avançar nas negociações, e finalmente, este benefício foi garantido através da 41ª cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho.
Em reunião realizada com a FUP nesta quinta-feira, 21, o RH da Petrobrás apresentou os cursos de nível superior e bacharelado relacionados à industria de óleo, gás, energia e combustível que foram escolhidos para fazer parte do Programa Jovem Universitário – benefício que contemplará os filhos e enteados dos trabalhadores, na idade de até 24 anos, sem formação em ensino superior e devidamente registrados na companhia.
O programa funcionará como um incentivo ao ensino universitário, e será feito na forma de reembolso de 30% das despesas comprovadas com a universidade, limitado ao valor de cobertura da tabela estabelecida pela empresa. Para os que estudam em universidade particular, a empresa fará o reembolso da matrícula e das mensalidades, e para os de universidade pública, o reembolso será feito semestralmente, mediante a comprovação dos gastos com materiais e livros, até o último dia útil de cada semestre.
Os representantes da empresa afirmaram que os critérios e metodologias usados para a escolha dos cursos apresentados, levaram em conta as carreiras características da indústria do petróleo, da oferta nacional do Programa de Recursos Humanos da ANP, do MEC e do PCAC.
A FUP acredita que a implantação deste programa é uma conquista importante, mas que representa apenas uma parte de uma série de benefícios que os trabalhadores merecem e tem direito. Diante disso, a Federação intensificará a campanha de unidade entre os petroleiros, para que a principal conquista de 2010 em relação aos benefícios do ensino superior seja a ampliação de outros cursos, além dos que foram apresentados pela empresa, o aumento dos percentuais de reembolso e a extensão destes benefícios aos próprios trabalhadores da Petrobrás.
Confira os cursos apresentados:
Engenharia Agrícola
Engenharia Agronômica
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Materiais
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia de Segurança no Trabalho
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Naval
Engenharia Química
Geofísica
Geologia
Oceanografia
Química Industrial