Encontro Nacional de CIPAs torna-se um “debate” de mão única

O encontro, além de não ser devidamente divulgado pela empresa, não está cumprindo o seu objetivo, que é propiciar a troca de experiências entre as CIPAs…





Imprensa da FUP

Conquista dos trabalhadores no Acordo Coletivo de 2007, o Encontro Nacional dos presidentes e vice-presidentes das CIPAs do Sistema Petrobrás foi realizado no último dia 29, no Rio de Janeiro. O encontro, além de não ser devidamente divulgado pela empresa, não está cumprindo o seu objetivo, que é propiciar a troca de experiências entre as CIPAs e o amplo debate de projetos e propostas de prevenção de acidentes.

Como nas versões anteriores, os gestores da Petrobrás não têm incentivado a participação dos vice-presidentes, que são eleitos pelos trabalhadores. Em diversas unidades do Sistema, os trabalhadores e os sindicatos sequer tomaram conhecimento do Encontro. Na Reduc e nas plataformas da Bacia de Campos, por exemplo, as gerências não enviaram representantes das CIPAs para o evento, que acaba sendo utilizado pelos gestores da Petrobrás como mais um instrumento de marketing e afirmação da política de SMS da empresa. Não há estímulo ao debate e, quando acontece, a arrogância e o autoritarismo das gerências intimidam os cipistas eleitos a expressarem suas opiniões e questionarem os dados apresentados.

Fica evidente a falta de interesse da Petrobrás em ouvir a opinião dos trabalhadores e debater democraticamente propostas que de fato contribuam para a prevenção de acidentes. A mobilização continua sendo o principal instrumento de resistência da categoria para se contrapor às tentativas da empresa de enfraquecer a representação e autonomia dos trabalhadores em fóruns como este.