Encontro debate desafios da indústria brasileira e propostas dos trabalhadores

 

A CUT e suas cinco confederações nacionais de trabalhadores na indústria realizam nesta terça-feira (27), em São Paulo (SP), o “Encontro do Macrossetor da Indústria: Desafios Conjunturais e Estruturais da Indústria Brasileira”. O evento reune dirigentes sindicais petroleiros, metalúrgicos, químicos, do vestuário, alimentação e construção de todo o país e tem o objetivo de avaliar a situação do ramo industrial brasileiro e discutir propostas a serem apresentadas na quarta-feira (28), em Brasília, em audiência com o ministro Mauro Borges, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

“Esta audiência é um desdobramento de reunião anterior que todos os presidentes das confederações do Macrossetor da Indústria tiveram com o ministro, em março. Naquela ocasião, acertamos uma agenda bimestral para debater e encaminhar as propostas dos trabalhadores para a política industrial brasileira”, lembra Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). Além dele, estiveram naquela audiência os presidentes da Conticom (construção civil), Cláudio Gomes, CNTV (vestuário), Cida Trajano, CNQ (químicos), Lu Varjão, e Contac (alimentação), Siderlei Oliveira.

O Encontro desta terça, que acontece entre 8h30 e 18h30, no Clube Homs (avenida Paulista, 735), vai traçar um raio X dos cinco setores da indústria, avaliar o Plano Brasil Maior (a política industrial brasileira) sob a perspectiva dos trabalhadores, discutir os principais gargalos da indústria, mecanismos para garantia dos emprego, a experiência de outros países e as propostas a serem apresentadas ao MDIC. No intervalo dos debates, os trabalhadores se somarão ao ato chamado pela FUP e pela CUT em defesa da Petrobrás, em frente a sede da empresa, na Avenida Paulista.

Para falar nos painéis sobre os temas, foram convidados representantes de entidades patronais da indústria, economistas e um representante de cada confederação. O secretário geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, será um dos palestrantes. “Todos os países que investem em desenvolvimento social têm uma indústria forte. Por isso, é importante discutir uma política industrial consistente, que preveja contrapartidas trabalhistas, inclusive”, assinala Sérgio Nobre.

Paulo Cayres avalia ainda que o Macrossetor da Indústria da CUT é o principal mecanismo para articular as demandas comuns das diferentes categorias do ramo. “Enfrentamos problemas comuns e, na maioria das vezes, lutamos sozinhos para combatê-los. Com o Macrossetor, ficamos mais fortes, tanto do ponto de vista da luta sindical diária, como também para ter mais peso nos debates com o governo e com entidades empresariais”, destaca o presidente da CNM/CUT.

Fonte: Com informações da CNM/CUT