Por que há tanta resistência, principalmente por parte das empresas de comunicação, em debater a regulamentação da mídia? A importância da blogosfera e das redes sociais na disputa da comunicação. O net-ativismo pode ser considerado um novo instrumento de formação política?
Essas e outras questões serão abordadas no Encontro de Comunicação que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizará no dia 14 de agosto, em Natal, com a participação dos jornalistas Venício Lima, um dos principais analistas e pesquisadores de mídia do país, e Fernando Brito, editor do blog Tijolaço.
O evento integra a programação do XVI Congresso Nacional da FUP, que contará com a presença de mais de 300 petroleiros de vários estados brasileiros. "Queremos que a categoria compreenda a importância estratégica desses debates para o fortalecimento da democracia brasileira e, consequentemente, para as lutas da classe trabalhadora", ressalta Francisco José de Oliveira, um dos dirigentes da Secretaria de Comunicação da FUP.
O encontro reunirá jornalistas, assessores e dirigentes sindicais, mas será aberto a todos os delegados do XVI Confup que quiserem participar dos debates. Confira a programação:
"O papel dos sindicatos na luta pela democratização da comunicação"
14/08 – quinta-feira
10h – Apresentação dos convidados
10h10 – Exposição de Venício Lima sobre o tema "Lei de mídia e participação social – Como os sindicatos, movimentos sociais e organizações populares podem entrar pra valer nessa briga"
10h40 – Debates
11h – Exposição de Fernando Brito sobre o tema "Petrobrás sob ataque cerrado da mídia que age contra a reeleição de Dilma – Como enfrentar a disputa desigual com a imprensa partidarizada"
11h30 – Debates
12h – Encerramento