Encontro anual dos presidentes e vice-presidentes das CIPAs será nesta terça-feira, 12

Além do pagamento em dobro do feriado de primeiro de maio para os petroleiros em regimes…







Imprensa da FUP

 

Além do pagamento em dobro do feriado de primeiro de maio para os petroleiros em regimes especiais e das conquistas pactuadas no acordo da PLR 2008, a greve de março arrancou da Petrobrás compromissos também em relação ao SMS. Um deles é o encontro anual dos presidentes e vice-presidentes das CIPAs, que acontecerá esta terça-feira, 12, no Rio de Janeiro. A reunião contará com cipistas de todo o país e será um momento de debate importante em relação às condições de saúde e segurança do trabalhador, com foco na prevenção. Os presidentes das CIPAs são indicados pela empresa e os vice-presidentes são eleitos pelos trabalhadores. Apesar de garantido pela FUP no Acordo Coletivo de Trabalho pactuado em 2007, o encontro anual dos cipistas nunca foi realizado. Foi preciso uma greve para que a Petrobrás, finalmente, cumprisse o acordado com a categoria. A FUP participará da reunião, como observadora.

 

Comissão Nacional Permanente de Benzeno

 

Nos dias 20, 21 e 22 de maio, representantes dos trabalhadores, empresários e governo realizam em Brasília a primeira reunião deste ano da Comissão Nacional Permanente de Benzeno (CNPB). A Comissão tripartite tem por função acompanhar e fiscalizar a implantação e cumprimento do Acordo Nacional do Benzeno, assim como auxiliar os órgãos públicos nas ações que visem o cumprimento dos dispositivos legais referentes ao manuseio do produto.

 

O diretor da FUP e coordenador do Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo, Itamar Sanches, representa a CUT, CNQ e FUP na Comissão Nacional, onde também é coordenador da bancada dos trabalhadores. Entre as questões que serão tratadas na reunião da semana que vem, estão a apresentação e análise de dados sobre registros de doenças no setor de comércio e distribuição de combustíveis e o andamento do projeto de inclusão dos postos de gasolina no âmbito da legislação do benzeno. A FUP orientou os sindicatos a enviarem representantes para acompanhar a reunião em Brasília.