Empercom: greve continua com todas as sondas paralisadas

Sindipetro BA

A greve iniciada na sexta (9) na Empercom mantém todas as sondas – SC- 77/116/105/108 paralisadas – e com os trabalhadores determinados a não ceder enquanto a empresa não atender as reivindicações tiradas em assembleia. O cerco continua na SC-105, com o objetivo de garantir a segurança do poço, mas o piquete atua para evitar a entrada do pessoal da Empercom. A terceirizada tem quase 300 trabalhadores na Bahia.

Nesta segunda (12) foi paralisada a SPT 141, na terça (13) será a vez da sonda escola.

Os trabalhadores, militantes e dirigentes sindicais – entre estes Eliu Evangelista, Alcimar e Argolo – mantém todas as áreas das sondas de perfuração paralisadas. A greve, iniciada na sexta (9), continua por tempo indeterminado, até que a Empercom apresenta uma proposta que atenda aos interesses da categoria.

Sobre a decisão do TRT\BA, que concedeu liminar durante o fim de semana, para o efetivo de 30% voltar ao trabalho, a direção do Sindipetro Bahia mandou a assessoria jurídica do sindicato recorrer da decisão, por considera-la uma afronta ao movimento sindical, uma vez que a atividade das sondas terrestres não tem caráter da essencialidade.

Outra gravidade denunciada pela direção do Sindipetro é a de que a Empercom, associada à Petrobrás, passou a usar policiais à paisana para intimidar os trabalhadores e ameaçar o movimento grevista.