Em todas as bases da FUP, rejeição à contraproposta da Petrobrás e subsidiárias é expressiva

Trabalhadores da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro aprovam por unanimidade indicativos da FUP/Foto: Sindipetro MG

Iniciadas na terça-feira, 23, as assembleias nos sindicatos da FUP seguem rejeitando contundentemente a contraproposta rebaixada apresentada pela gestão da Petrobrás e subsidiárias para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023. Em todas as bases, a categoria petroleiras tem referendado a cobrança da FUP de prorrogação do ACT e de continuidade da negociação.

Em diversas unidades do Sistema Petrobrás, a rejeição à contraproposta da empresa tem sido por unanimidade, tamanha a indignação e revolta dos trabalhadores com o impasse criado pela gestão para tentar empurar um Acordo cheio de retrocessos.

As gerências seguem fazendo o jogo sujo, à despeito do recado que vem sendo dado pela categoria nas assembleias. A empresa tem ameaçado retirar direitos, chantageando os trabalhadores com apresentações sobre a transição para a CLT.  Empregados com cargos de confiança estão sendo chamados a participar das assembleias para intimidar seus subordinados. Entidades sindicais estão sendo atacadas e seus dirigentes impedidos de ingressar nas unidades, entre outras práticas antissindicais.

Em Pernambuco, o coordenador geral do Sindipetro, Rogério Almeida, teve o acesso negado ao estacionamento da Refinaria Abreu e Lima, onde a categoria historicamente realiza as assembleias. A tenda do sindicato foi removida e os trabalhadores estão tendo que se reunir na beira da estrada.

Nesta sexta, 26, os petroleiros pernambucanos protestaram contra os ataques da gestão da Petrobrás às entidades sindicais. Veja o vídeo na porta refinaria:

Apesar das ameças, intimidações e práticas antissindicais dos gestores, a categoria não se intimida e segue resistindo ao desmonte do ACT e ao assédio moral. Desde as primeiras votações, o tom das assembleias é de indignação e de repúdio à retirada de direitos, à perda da cláusula de garantia no emprego e aos ataques contra a AMS, a jornada de trabalho e as organizações sindicais.

Leia também: » Negociação coletiva de trabalho é um direito fundamental

As assembleias prosseguem até o dia 03. Veja abaixo o quadro nacional nas bases da FUP.

Indicativos que estão sendo aprovados nas assembleias:

  • Rejeitar a terceira contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias
  • Intensificar as mobilizações, com realização de paralisações pipoca, operações padrão por segurança e outras ações que serão realizadas com a participação da base
  • Referendar a cobrança já feita pela FUP de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base
  • Autorizar a FUP a retomar as negociações, diretamente com o RH da Petrobrás ou sob Mediação do TST, priorizando seis pontos que atacam diretamente o ACT

Pontos que a FUP e seus sindicatos querem avançar na negociação:

  • Garantia de emprego no Sistema Petrobrás
  • Manutenção dos Acordos Regionais do NF (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento)
  • Limite de 13% para descontos da AMS
  • Preservação dos adicionais de gasodutos e da operação da mestra nacional (Transpetro)
  • Fim dos ataques à organização sindical
  • Manutenção da relação trabalho x folga em 1 x 1,5, no regime de turno de 12h nos prédios administrativos

Leia também: » Como em 2019, assembleias responderão às ameaças da gestão da Petrobrás com rejeição em massa de ACT rebaixado

Resultados parciais das assembleias

Sindipetro Amazonas

Primeira assembleia no AM foi no Terminal de Coari, onde a contraproposta foi rejeitada por unanimidade/Foto: Sindipetro AM

As assembleias começaram quinta, 25, à noite e prosseguem até o dia 31 de agosto. Nos terminais da Transpetro, em Coari e em Manaus,   a aprovação dos indicativos da FUP foi por unanimidade. Na Refinaria de Manaus, a consulta aos trabalhadores começa no sábado, 27.

Sindipetro Ceará

Aprovação dos indicatios da FUP, na assembleia da Lubnor/Foto: Sindipetro CE

Desde quinta, 25, os trabalhadores da TemoCeará, do Terminal da Transpetro de Pecém e da Fábrica de Lubrificantes do Nordeste (Lubnor) estão aprovando por ampla maioria os indicativos da FUP. As assembleias prosseguem até o dia 31.

Sindipetro Rio Grande do Norte

As assembleias terão início no dia 30 e prosseguem até 02 de setembro, no formato presencial e virtual.

Sindipetro Pernambuco e Paraíba

Mais uma assembleia na Refinaria Abreu e Lima, com rejeição massiva à contraproposta da Petrobrás/Foto:Sindipetro PE e PB

Em Pernambuco, as assembleias começaram quinta, 26, no Terminal Aquaviário de Suape e na Refinaria Abreu e Lima, com mais de 90% de aprovação dos indicativos da FUP. Consulta aos trabalhadores prossegue até o dia primeiro de setembro.

Sindipetro Bahia

Na Bahia, será realizada uma assembleia única neste sábado, dia 27, com trabalhadores da ativa e aposentados.

Sindipetro Espírito Santo

Desde o dia 23, as assembleias seguem rejeitando por ampla maioria a contraproposta da Petrobrás, tanto nas áreas operacionais, quanto administrativas. As assembleias terminam na segunda, 29.

Sindipetro Duque de Caxias

Iniciadas na quarta, 24, as assembleias seguem rejeitando massivamente a contraproposta da Petrobrás e Transpetro. A consulta aos trabalhadores prossegue até o dia 31 de agosto.

Sindipetro Norte Fluminense

Com participação expressiva dos trabalhadores, as assembleias das bases de terra e das plataformas estão rejeitando por ampla maioria a contraproposta da Petrobrás e da Transpetro e aprovando os indicativos do Sindipetro e da FUP. O calendário de assembleias teve início no dia 23 e prossegue até o dia 04 de setmbro.

Sindipetro Unificado de São Paulo

Tanto nas bases da Petrobrás, quanto da Transpetro, a contraproposta que retrra direitos e chancela demissões está sendo rejeitada massivamente pelos trabalhadores. As assembleias começaram na terça, 23, e prosseguem até o dia 02 de setembro.

Sindipetro Minas Gerais

Trabalhadores da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro aprovam por unanimidade indicativos da FUP/Foto: Sindipetro MG

Iniciadas na noite de quarta, 24, as assembleias prosseguem até o dia 02 de setembro. A rejeição à contraproposta da Petrobrás está sendo massiva. Nesta sexta, 26, os trabalhadores da Usina de Biodiesel de Montes Claros rejeitaram por unanimidade a proposta da PBIO, que chancela demissões na subsidiária, cujos trabalhadores estão em uma árdua luta contra a privatização.

Sindipetro Paraná e Santa Catarina

Os trabalhadores seguem rejeitando a contraproposta da Petrobrás e Transpetro. O calendário de assembleias foi aberto na terça, 23, no Terminal Transpetro de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde a categoria aprovou os indicativos da FUP por unanimidade. As assembleias prosseguem até o dia primeiro de setembro.

Sindipetro Rio Grande do Sul

Iniciadas no dia 24, as assembleias estão rejeitando por ampla maioria a contraproposta da Petrobrás e Transpetro e prosseguem até o dia 02 de setembro.