Em tempo de pandemia, Petrobrás aumenta taxa de ocupação das plataformas

[Da imprensa do Sindipetro-NF]

A Petrobrás tem aumentado o contingente a bordo das plataformas que é chamado de POB. A partir de denúncias realizadas pela categoria o Sindicato monitorou a plataforma de P-56 e levantou que no dia 1 de junho a plataforma tinha 132 trabalhadores a bordo no doa 1 de julho esse número havia subido para 176 pessoas a bordo.

Em tempo de pandemia de COVID-19, quando temos 2.556.765 de casos confirmados no país e mais de 90 mil mortos, a Petrobras ao invés de proteger seus trabalhadores assume a política genocida e negacionista do presidente Jair Bolsonaro, aumentando a taxa de ocupação nas plataformas.

Essa ação coloca ainda mais em risco a saúde dos petroleiros e petroleiras e segue no caminho contrário da orientação do Sindipetro-NF que é de manter o POB baixo para reduzir o contágio.

Desde o início da pandemia o Sindipetro-NF encaminhou às empresas uma série de recomendações que envolviam também o uso de máscaras, os testes, a necessidade de quarentena, mas as ações da empresa têm sido muito abaixo do esperado, o que faz com que o número de contaminados só aumente.

O médico do trabalho, Dr. Ricardo Garcia em entrevista ao Nascente avaliou essas ações. “Não temos visto ações reais e com frequência diária (várias vezes ao dia) relacionadas a higienização de banheiros, de locais e postos de trabalho, de locais e veículos de transporte (terrestre e aéreo), de dutos de ar condicionado central; assim como não temos visto a distribuição de máscaras em número suficiente para cada turno de 12h e de qualidade para evitar contágio por via aérea. Sendo importante lembrar que para os trabalhadores prestadores de serviços as coisas estão piores: ônibus ou vans das empresas cheios ou não respeitando o distanciamento de 1,5-2 metros entre cada ocupante de, sem distribuição de máscaras para transporte ou trabalho, sem testagem para um grande número de trabalhadores que convivem nos mesmos espaços de trabalho” – disse.

Para a diretoria do Sindipetro-NF não é hora de retomar as atividades como se nada tivesse acontecendo e por isso solicita apoio da categoria petroleira encaminhando dados do POB de suas plataformas, para que o sindicato possa monitorar e cobrar ações efetivas dos órgãos competentes, através do e-mail [email protected].