Em sua primeira reuniao, Zé Maria deixa claro que o ser humando deve estar em primeiro lugar

 

Do Blog do Zé Maria

Aconteceu no último dia 17 de maio a primeira reunião do Conselho de Administração da Petrobrás com a participação de nosso representante eleito, José Maria Rangel, diretor da FUP e coordenador do Sindipetro-NF.

Os integrantes do CA se dividem em três comitês para fundamentar estudar e aprofundar os temas da competência do órgão: Auditoria; Meio Ambiente; Remuneração e Sucessão.

Cada comitê é integrado por até quatro Conselheiros e funcionam como órgãos de assessoria e aconselhamento ao próprio Conselho de Administração e à Diretoria da Petrobrás.

Zé Maria escolheu participar do Comitê de Meio Ambiente para botar a defesa da saúde, da vida e da segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras no centro de todas as políticas.

Para o nosso representante no CA “não dá para falar de meio ambiente cuidando de apenas uma parte da natureza. O ser humano é parte integrante e fundamental da Natureza!”.

“Vamos discutir a política de meio ambiente da Petrobrás com os olhos no ambiente inteiro onde o trabalhador e a trabalhadora são principais”, conclui José Maria Rangel.

Veja o que aconteceu na primeira reunião do CA com participação do representante eleito pelos trabalhadores:

•Aprovação da ata da reunião ordinária do dia 26 de abril de 2013. Zé Maria não votou porque não participou aquela reunião.
•Remuneração dos dirigentes da Petrobrás. Zé Maria, diretores e a presidenta Graça se ausentaram da reunião.
•Resultado da captação de US$ 11 bilhões no exterior.
•Escolha dos integrantes dos comitês (Auditoria, Remuneração e Sucessão e Meio Ambiente) do CA.Zé Maria se candidatou e foi escolhido para o Comitê de Meio Ambiente. Nosso representante vai levar para aquele Comitê a defesa do AMBIENTE INTEIRO, onde o ser humano é principal.
•Décimo primeiro Leilão de áreas de petróleo para Petrobrás.
•Zé Maria, nosso representante teve que sair (como manda a Lei) da sala quando se discutiu os valores da PLR 2012. Foi para romper com essa limitação que Zé Maria foi ao Congresso Nacional apresentar projeto de mudança na legislação.
•Aprovação do Novo Código de Conduta Concorrencial da Petrobrás criado em 2004 e destinado a avaliar e assegurar que as políticas e práticas comerciais da Companhia estejam em conformidade com a legislação de defesa da concorrência foi aprovado.
•O Conselho de Administração terá a presença de nosso representante na próxima reunião marcada para 14 de junho de 2013.

11º Leilão: Brasil 0 X Capitalistas 1

O governo, a grande mídia e todos os representantes dos capitalistas e dos banqueiros comemoram os resultados da 11ª Rodada de venda dos campos de exploração de petróleo e gás.

De nada adiantaram, ainda, os nossos protestos, a nossa mobilização contra esse ato impatriótico. A razão é simples: ainda não conseguimos conquistar a maioria do povo brasileiro para essa luta. Para isso é urgente retomar a coleta de assinaturas para atingir um milhão, este é o número necessário para respaldar a proposta de lei do petróleo da FUP e dos movimentos sociais, transformando-a em um projeto de iniciativa popular.

Assim, dentro e fora do CA Zé Maria fará todos os esforços para – junto com todas as empregadas, todos os empregados e suas organizações representativas – levar adiante essa luta que é de todos.

Entre as ações de médio e longo prazo devemos incluir esse tema no debate eleitoral do próximo ano. Além de discutir com os candidatos presidenciais (limitados pela amplitude de suas coligações) vamos eleger uma grande bancada de deputados e senadores comprometidos com a defesa do petróleo e do gás brasileiros.