Em Sorocaba, quatro mil trabalhadores param pela redução da jornada de trabalho

Aproximadamente quatro mil trabalhadores sorocabanos, de diversas categorias profissionais…





CUT

Aproximadamente quatro mil trabalhadores sorocabanos, de diversas categorias profissionais, participaram, entre às 6h e às 9h da manhã desta terça-feira, 23, de um ato na avenida Engenheiro Carlos Reinando Mendes, próximo à prefeitura de Sorocaba, pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

A manifestação foi organizada pela subsede regional da CUT, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, com apoio dos demais sindicatos filiados à central.

O ato faz parte das ações que o Sindicato dos Metalúrgicos e demais sindicatos cutistas deverão promover ao longo deste ano como forma de pressionar os deputados federais a votarem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231), que tramita no Congresso há 14 anos.

“Este ato mostrou que os trabalhadores sorocabanos querem e exigem que a Câmara dos Deputados coloque em pauta e vote esse projeto que se arrasta naquela Casa há quase uma década e meia”, diz Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Mais empregos

A redução da jornada de trabalho no Brasil, segundo estudos do Dieese   (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos) pode gerar até 2,5 milhões de novos empregos. “Além desse número, que é extremamente positivo para a classe trabalhadora, a redução da jornada vai dar mais tempo para o trabalhador se qualificar e conviver com sua família”, afirma Evanildo Amancio, coordenador da CUT na região.

Os empresários, por sua vez, trabalham pela não-redução. Eles alegam aumento no custo da produção. “Mas esse argumento não se sustenta, pois estudos mostram que esse aumento é de custo é pouco maior do que 1%. Isso não é nada levando em conta o que a indústria cresceu e faturou nos últimos anos”, completa Terto.