Em seus 89 anos, o PCdoB saúda a história vitoriosa de nosso povo







O Brasil teve seu Estado-nação constituído historicamente a partir de um permanente processo de lutas, envolvendo importantes transições, tendo o nosso povo um importante protagonismo político.

Desde a constituição de nossa originária e atípica miscigenação brasileira que tensas e até violentas etapas pelo predomínio político do país, envolvendo as diversas frações de classe no Brasil, marcam nossa trajetória até os dias atuais.

Os países centrais de hoje donde emergiram e desenvolveram o capitalismo, como também as alternativas a sua ordem, configuraram um ordenamento político e econômico mundial que sempre condicionou os caminhos e as resultantes dessas etapas por aqui.

O estabelecimento das divisões internacionais do trabalho tiveram – hoje em nova marcha – nos países periféricos, os espaços pelos complementos econômicos como parte da acumulação do centro. Movimento essencial pela busca de sua hegemonia política, econômica, tecnológica, cultural e social.

Os comunistas atuantes na introdução do Brasil no século XX

De uma economia mercantil-colonial exportadora, na constituição do capitalismo, da sua entrada nos caminhos de sua média industrialização, em 1930, e até ao seu atual diversificado parque industrial, o Brasil caracterizou-se por seus padrões de desenvolvimentos dependentes, contidos, condicionados, incompletos, tardios.

Naquela fase do país, a fundação do Partido Comunista do Brasil em 25 de março de 1922, foi uma expressão revolucionária daquele tempo, que marca a entrada consciente da classe trabalhadora na luta política, contribuindo para que o país alcançasse um grande avanço em sua civilidade.

Para o PCdoB, essa contextualização histórica não nega ou descaracteriza o caráter de progresso civilizacional que a nação conquistou, apenas expõe suas limitações que ainda influenciam as atuais. Para nós a trajetória de nosso povo resultou a condição de um povo uno, na unidade nacional e em um território continental.

O PCdoB segue em sua sina pelo desenvolvimento nacional

Nessa trajetória de nossos saltos e avanços, as lutas entre o novo e o velho sempre se confrontaram. Ocorreram, como hoje, transições que abriram muitas possibilidades para o nosso povo. No entanto, grande parte delas foram incompletas. Umas por limitações dos propósitos estratégicos das forças política que as protagonizaram, outras por serem interrompidas por forças do conservadorismo político no Brasil. Assim tem se caracterizado as transições políticas no Brasil.

O PCdoB sempre se perfilou na vanguarda pelo ideário libertador, pela soberania nacional.

Para o PCdoB o Governo Dilma é uma oportunidade civilizacional

O mais recente ciclo político conquistado pelo nosso povo foi inaugurado pelo operário Lula a frente do governo central no país, e que agora a presidenta Dilma Rousseff buscar desenvolver. É mais uma transição que se apresenta. Se assim a caracterizamos, precisamos apontar aonde queremos chegar.

Para o PCdoB o país está numa encruzilhada histórica: ou toma o caminho do avanço civilizacional ou se submete as condicionantes neo-colonizadoras da agenda imperialista.

É nessa quadra histórica que o PCdoB oferece ao povo brasileiro o seu programa, um caminho brasileiro para o socialismo brasileiro.

Nosso programa não é uma elaboração utópica, pois a história das lutas nacionais são fontes de nossas interpretações, e que a partir delas, apresentamos como caminho contemporâneo à nação um novo projeto nacional de desenvolvimento.

Nesse projeto apresentamos as reformas que buscam remover os obstáculos acumulados que impedem nosso salto civilizacional.

Um novo projeto nacional de desenvolvimento já

Para o PCdoB está na ordem do dia a luta pela sua consecução. Em seu octogésimo nono aniversário, seja nas academias, seja nos parlamentos, seja nas gestões públicas ou nas lutas sociais, lutará decisivamente por isso.

Para o PCdoB esse é o caminho que garantirá um desenvolvimento avançado e um futuro de bem-estar social, sobretudo para a classe trabalhadora brasileira. Uma rota que busca viabilizar a estratégia socialista para o Brasil, uma necessidade objetiva contemporânea.

Viva as lutas do povo brasileiro!

Viva o 89º aniversário do PCdoB!