Em seminário, Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia discute segurança nas vias do Polo de Camaçari

A criação de uma mesa permanente de discussão com reuniões mensais, composta…







 

Sindicato dos Químicos de Petroleiros da Bahia

 

A criação de uma mesa permanente de discussão com reuniões mensais, composta pelos sindicatos dos trabalhadores e patronal, Cofic e governo do estado. Esta foi uma das decisões tomadas durante o seminário de Segurança no Transporte dos Trabalhadores do Polo Industrial de Camaçari, que aconteceu nesta quinta-feira (15), das 8h30 às 12h30, no auditório da FIEB.  O evento reuniu representantes do governo do estado, da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (SUDIC) e do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (DERBA). Além de representantes do COFIC, da prefeitura de Camaçari e das polícias rodoviárias Federal e Estadual.

 

O secretário de Relações Institucionais do governo da Bahia, Rui Costa, parabenizou a iniciativa dos sindicatos dos trabalhadores e patronal no sentido de buscar mais segurança e tranqüilidade aos que utilizam as vias de acesso ao polo. Ele adiantou que está em curso um processo de negociação que visa atrair novos investimentos para o estado e também para o Complexo de Camaçari.

 

As discussões foram divididas em três blocos: infraestrutura do pólo; transporte de carga/indicadores de desempenho e transporte de pessoal. Também foi discutido o controle e ordenação de tráfego. O transporte de pessoal foi o que gerou maiores discussões. Os trabalhadores presentes apresentaram suas queixas e preocupações em relação ao assunto. Durante o debate foram feitas propostas a exemplo da instalação de iluminação nas vias do pólo.

 

A comissão formada para estudar a questão da segurança no Complexo apresentou soluções práticas para amenizar o problema como evitar o transporte de cargas pela Via Parafuso e BA 093, deslocando este fluxo para o canal de tráfego e priorizar o transporte de massa, evitando a utilização de vans e/ou veículos leves para transportar os trabalhadores. E ainda definir um padrão mínimo de segurança (cinto de três pontas para todos os passageiros, manutenção preventiva, etc) e inspeção semestral para todos os veículos que transportam funcionários diretos ou terceirizados do Complexo. A comissão informou que a Secretaria de Planejamento (Seplan) liberou verba para a elaboração de projetos específicos que visem à melhoria das estradas e a segurança dos trabalhadores. As discussões vão continuar com reuniões agendadas para acontecer nos dias 21/10, na sede da Derba; 18/11, na sede da Sudic e no dia 16/12 no Sinpeq/Cofic, quando será proposto calendário de reuniões para 2010.