Em Pernambuco, Petrobrás Transporte assina contrato com o estaleiro Atlântico Norte

O presidente Lula esteve em Pernambuco no dia 11 para presenciar mais encomendas…

Sindipetro PE/PB




O presidente Lula esteve em Pernambuco no dia 11 para presenciar mais encomendas ao estaleiro Atlântico Sul. Ao todo, já são 22 navios petroleiros e um casco de plataforma. A Petrobrás ainda vai solicitar a empresas brasileiras 28 sondas de perfuração, reacendendo uma ampla cadeia produtiva.


Na manhã do dia 11 de setembro, o presidente da Petrobrás Transporte, Sérgio Machado, assinou com o estaleiro Atlântico Norte um contrato para a construção de mais sete navios para a modernização e expansão da frota da empresa. O evento incluiu a cerimônia de batimento da quilha para a construção do primeiro navio do estaleiro e contou com a presença do presidente Lula.

A importância desse momento para o renascimento da indústria naval nacional justifica a presença das autoridades. Detentor de uma das mais vigorosas indústrias do setor até o início da década de 1990, o Brasil viu seus estaleiros fecharem as portas, um após o outro, no início do governo Collor. No governo neoliberal do PSDB nada foi feito e até a Petrobrás comprava plataformas e equipamentos navais no exterior. Foi só com o advento do governo Lula que a Petrobrás e a Petrobrás Transporte anunciaram a renovação da frota e a encomenda de navios e plataformas às empresas brasileiras.

Essa decisão de adquirir navios e plataformas de indústrias do Brasil está reacendendo uma cadeia produtiva capaz de gerar mais de 40 mil postos de trabalho. Só o estaleiro Atlântico Sul soma 22 navios petroleiros e 1 casco de plataforma a serem fabricados para o Sistema Petrobrás. Até 2018, a Petrobrás ainda contará com 28 novas sondas fabricadas em território brasileiro. O volume das encomendas viabilizará a ampliação e adequação dos estaleiros existentes e a criação de novos e modernos estaleiros no país. Só para a construção das 28 sondas, o Governo Federal já alocou R$ 4 bilhões do Fundo Garantidor da Construção Naval.

A estatal ainda estuda meios de facilitar créditos para fornecedores dessa imensa cadeia produtiva que está surgindo. A indústria naval brasileira está voltando a se equiparar com as maiores empresas mundiais do ramo. Com isso, em breve os estaleiros brasileiros vão abastecer outros países com navios e plataformas 100% verde-amarelas.

É um novo Brasil surgindo através de decisões que visam o desenvolvimento da nação. Cabe a nós participar desse desenvolvimento e lutar para que essa prosperidade atinja especialmente os brasileiros que mais precisam.