Em negociação com sindicatos de aeronautas e aeroviários, patronato radicaliza e mantém proposta de 3%

Proposta de reajuste sobre as cláusulas financeiras não chega sequer à metade da inflação projetada para 2011.





Fentac/CUT

A quinta rodada de negociação com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), realizada nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, avançou muito pouco as discussões com os sindicatos de aeronautas e aeroviários.

Na avaliação dos representantes dos trabalhadores, a posição das empresas continua distante da pauta das categorias e não mudou quase nada em relação à reunião anterior.

Os sindicatos de aeroviários e aeronautas realizarão assembleias, nos próximos dias, para avaliar as negociações com o SNEA e deliberar sobre a posição dos trabalhadores para a próxima rodada de negociações, que ocorre no dia 30.

O economista Cláudio Toledo, assessor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, durante a reunião, rebateu as informações repassadas pelo negociador do SNEA em relação à situação econômica ruim das empresas. Ele lembrou as informações contidas nos relatórios de administração das companhias aéreas, onde a Gol, por exemplo, anuncia que tem expectativa de lucro de 500 milhões no quarto trimestre de 2012. O economista também ressaltou que o presidente da TAM, Líbano Barroso, afirmou em reportagem ao Jornal O Globo que o prejuízo apresentado no balanço do terceiro trimestre de 2011 era apenas contábil, pois o resultado apresentado foi negativo apenas em função da valorização do dólar diante do real, o que impactou as dívidas internacionais da companhia. Todavia, conforme afirmou Barroso, a situação de caixa da TAM é confortável, visto que esses débitos têm vencimentos a longo prazo.

A proposta de 3% de reajuste do SNEA não chega sequer à metade da inflação projetada para 2011, lembram os sindicalistas.

ATO NO RIO- Cerca de 200 aeroviários e aeronautas realizaram ato na manhã desta quarta-feira (23/11), no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para divulgar a campanha salarial unificada. A manifestação teve início às 8 horas e seguiu até o meio-dia.

TÁXI AÉREO- Em reunião com os representantes dos trabalhadores, nesta quarta-feira (23/11) pela manhã, o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) apresentou uma nova proposta aos aeroviários e aeronautas. As empresas propõem agora um índice de aumento de 5% sobre os salários, diárias e seguro de vida; de 6% sobre os pisos; e de 3% sobre a acomodação individual e a cesta básica. O sindicato patronal disse ainda estar avaliando as reivindicações dos trabalhadores nas cláusulas sociais da CCT. Os representantes das categorias avaliaram a proposta como muito aquém das possibilidades das empresas de Táxi Aéreo e reafirmaram a pauta dos trabalhadores, cujos indíces defendidos correspondem a 13% sobre os salários e 20% sobre os pisos.