Em dia de mobilização, gerentes mantêm abusos em plataforma na Bacia de Campos

O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores da PCH-1.





Sindipetro NF

Petroleiros da Bacia de Campos estão mobilizado desde a 0h de hoje no Dia de Luta Contra os Abusos Gerenciais. E, mesmo neste dia, os abusos dos gerentes continuam. O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores da PCH-1 de que as gerências da unidade e do flotel acoplado à plataforma estão realizando uma operação de grande risco desde o início da manhã de hoje sem as providencias de segurança previstas nos procedimentos de segurança da empresa.

A manobra é de transferência de uma peça com 30 toneladas de peso do flotel para a plataforma. A peça é um novo deck que está sendo instalado na unidade.

Como é dia de mobilização, e essa atividade não está diretamente relacionada com a segurança e habitabilidade, a transferência não está sendo acompanhada pelos operadores e pelo pessoal da Petrobrás de movimentação de cargas.

As análises preliminares de risco não envolveram todos os participantes da operação, tendo sido feita pelo fiscal de bordo do flotel. Também não houve um planejamento de movimentação da carga, como é previsto em movimentações como esta.Caso aconteça algum imprevisto, a carga pode vir a atingir oleodutos e gasodutos de PCH-1 que estão logo abaixo do local da manobra.

O Sindipetro-NF alerta que as gerências e a gestão da Petrobrás têm completa responsabilidade pela operação, inclusive sobre possíveis acidentes.