Reduc “Sem Direção”
Caso os trabalhadores do Regime de Turno façam uma mobilização em defesa dos ônibus , parando de serem condutores, a REDUC iria ficar “Sem direção”. Os Técnicos de Operação não são obrigados a dirigir carros dentro da refinaria, pois o concurso não obrigava sequer ter habilitação. Muitos trabalhadores fazem isto por amor à empresa, outros por comodidade ou por costume. Esta ação de dirigir espontaneamente economiza custos para a empresa, agiliza a produção e os serviços na área.
Nenhum Técnico de Operação, principalmente da TE, Área Externa ou são obrigados a conduzir viaturas. Os Inspetores de Segurança e Técnicos de Segurança são obrigados a dirigir por força do edital do concurso.
Criação de uma central de transporte 24 horas
Caso isto se concretize, a gerência da REDUC deverá providenciar uma central de transporte 24 horas para viabilizar a rotina de serviços de turno. Caso não tenha transporte, o trabalhador deverá relatar o atraso do serviço ou o seu não cumprimento por falta de transporte interno da refinaria.
Avaliação do Transporte do Turno
Antes de iniciarmos esta mobilização ou outras, temos que decidir qual transporte é melhor e mais seguro. A refinaria diz que fez pesquisa e os trabalhadores preferem carros, então chegou a hora decidir em assembleia, qual a modalidade de transporte do turno: ÔNIBUS x CARRO. Após a conclusão das assembleias, o sindicato solicitará uma nova negociação com a empresa, para ver se a Dona Elza se convence em devolver os ônibus subtraídos, pois pode ser que a economia feita se desmonte com o impacto das mobilizações.
Sindipetro Caxias