Em campanha salarial, metalúrgicos de 21 empresas cruzaram os braços no ABC

Cpm informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Cerca de 8 mil trabalhadores metalúrgicos fizeram uma paralisação de 24h nesta quarta-feira, (18),  nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e Ribeirão Pires, em 21 empresas. A paralisação foi um alerta às bancadas patronais, que até agora não apresentaram propostas que atendam à categoria, após mais de dois meses de campanha salarial. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a mobilização deve continuar na sexta-feira, caso não haja acordo até lá. Hoje, acontece mais uma reunião de negociação entre a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT) e o grupo 3, de autopeças.

Na avaliação do presidente do Sindicato, Rafael Marques, a resposta dos trabalhadores à mobilização de hoje no ABC foi muito positiva e as ações devem continuar. “Estamos fazendo paralisações de 24 horas por empresa. A greve é por tempo indeterminado, mas a cada dia vamos paralisar diferentes empresas. Conseguimos mobilizar um grande número de trabalhadores, deu pra sentir que eles estão organizados e atentos para buscar um bom acordo”, comenta.

Marques ressalta a importância desse momento para o trabalhador. “Lutamos pelo aumento real de 2%, mas o que está em jogo não é só a questão salarial. Temos as clausulas sociais, que precisamos renovar esse ano. Em 2014  a cláusula que garante a estabilidade no emprego ao trabalhador acidentado no trabalho ou doente ocupacional fará 25 anos. Essa é uma importante conquista dos trabalhadores que todos os anos vem sendo atacada pelos patrões. E lutamos também contra o PL 4330, da terceirização e pela  redução da jornada de trabalho”, reforça. 

O presidente avalia que a unificação das mobilizações entre sindicatos de diversas centrais vai dar ainda mais força ao movimento. “Esse ano estamos em acordo com sindicatos de outras centrais, que estão participando de mobilizações unificadas. Isso vai ajudar a pressionar. São mais de 360 mil trabalhadores em todo o Estado”, destaca.

As ações de greve serão interrompidas amanhã, dia 19, devido à reunião marcada com o Sindipeças, e serão retomadas na sexta (dia 20), caso não seja fechado nenhum acordo.

Uma semana –As mobilizações no ABC já haviam começado desde a semana passada, quando ao todo mais de 18 mil metalúrgicos atrasaram entradas de turno, realizaram assembleias e aprovaram o estado de alerta pela pauta da Campanha Salarial.

Abaixo relação das empresas que foram paralisadas hoje:

Ribeirão Pires : Unitec  e Mardel

São Bernardo:Toledo, Fiann, Sogefi, Magna Cosma, Kostal, Selco, Serra Bucker, Grupo Kion (Still) , Backer, Metais Magnet e Asta

Diadema: Grupo Dana e Dana Forjado, Affinia, Melling, TRW, Autometal, Metaltork e Robrasa