Em Brasília, FUP e sindicatos protestam contra os leilões de petróleo

Após a manifestação, a FUP, os sindicatos e os movimentos sociais participam de uma audiência pública na Câmara dos Deputados Federais…





Imprensa da FUP

Nesta quarta-feira, 24, a FUP e seus sindicatos voltaram às ruas junto com aos movimentos sociais, a Via Campesina, MST e MAB, para impedir a continuidade dos leilões de concessão de petróleo e gás. A concentração do ato foi iniciada às 10h, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília, onde está situado o acampamento do MST, que desde o início da semana, intensificou a luta pela reforma agrária, no Planalto Central.

Atendendo à convocatória da FUP, os sindicatos dos petroleiros de Caxias, São Paulo e Bahia organizaram caravanas para o ato e, seguiram numa marcha unificada, com a participação de 30 mil pessoas, entre militantes, estudantes e trabalhadores da Via Campesina de todos os estados do país.

Na parte da tarde, os militantes voltaram ao Ginásio Nilson Nelson, próximo ao estádio Mane Garrincha, para um debate organizado pelo MST. Às 18h, os trabalhadores e militantes sairão em caminhada até o Ministério das Minas e Energia, onde haverá um ato, em protesto contra a 11ª rodada de leilões.

A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, organizada pela Via Campesina, cujas principais atividades estão sendo realizadas em Brasília, nesta semana.

Audiência pública – após a manifestação, a FUP, os sindicatos e os movimentos sociais participam de uma audiência pública na Câmara dos Deputados Federais para cobrar do governo um basta aos leilões de concessão dos campos petrolíferos e a destinação social da renda gerada por este importante recurso energético. A audiência será realizada às 18 horas, no Plenário 02 do Anexo II.