Em ato unificado, servidores públicos protestam contra descaso do governo

CUT

“Enquanto 47% do orçamento é destinado para pagar dívida externa de banqueiros, servidores públicos padecem com salários injustos e condições de trabalho precarizadas”, refuta o presidente da CUT-DF

Centenas de servidores públicos federais se reuniram nesta terça-feira (27) em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (bloco K) para protestar contra o descaso do governo com a pauta de reivindicação do funcionalismo público. De cima do carro de som, servidores e sindicalistas exigiam que o governo avançasse nas negociações, como forma de valorizar o trabalhador do setor público federal.

“Enquanto o governo estabelece 47% do orçamento para pagar dívida externa de banqueiros, os servidores públicos padecem com salários injustos e condições de trabalho precarizadas. A CUT não vai permitir que essa situação permaneça”, discursou o presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto.

Nesta quinta-feira (28), representantes dos servidores públicos federais se reúnem com representantes do MPOG, que analisarão a proposta de extensão da Lei 12.277/10 para todos os servidores públicos federais do Executivo.

“Está nas mãos do governo acabar com essa greve, não está nas nossas”, afirmou o presidente do Sindsep-DF – sindicato que representa os servidores públicos federais no DF – Oton Pereira Neves.

Estão em greve os ministério da Saúde, do Trabalho e Emprego, da Previdência Social, da Integração, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Justiça, das Relações Exteriores, além do Incra, da Funai, da Funasa, do Hospital das Forças Armadas e do Arquivo Nacional.

Nesta quinta-feira, dia 28, os servidores dos ministérios da Comunicação, da Pesca, da Fazenda, da Defesa e dos Transportes decidirão se aderirão ao movimento grevista.

“O governo está surpreso com a capacidade de unidade dos servidores. Ele sempre usou a tática de chamar as categorias para negociação separadamente. Agora, os avanços terão que ser para todos”, disse Oton Pereira Neves.