Em Ato Nacional, petroleiros fecham o acesso à Refinaria de Manaus

Cerca de 300 petroleiros se manifestaram por avaços na campanha de PLR, pela segurança no trabalho na Petrobrás e em defesa dos investimentos na refinaria…





Com informações da Imprensa NF

Os delegados do XV Confup fizeram história hoje pela manhã, em Manaus, com a realização do primeiro ato nacional da categoria na região Norte do País. Durante quatro horas, cerca de 300 petroleiros fecharam o acesso à Refinaria de Manaus para promover manifestação da campanha da PLR, pela segurança do trabalho no sistema Petrobrás e em defesa da manutenção dos investimentos na refinaria.

A concentração dos trabalhadores começou às 5h, na via de acesso à entrada principal da Reman. Os delegados chegaram em ônibus vindos do hotel onde se realiza o Confup e iniciaram o trabalho de convencimento dos trabalhadores da base, para que não entrassem na unidade e participassem do Ato.

A adesão foi completa entre os trabalhadores da unidade. Os petroleiros das empresas privadas que atuam na refinaria, assim como os funcionários da Petrobrás que chegavam para a troca de turno das 7h, mantiveram-se até às 9h na manifestação. 

Os 32 trabalhadores do turno da madrugada, que deixariam o trabalho às 7h, também foram solidários ao movimento, permanecendo no local de trabalho para que os colegas que os renderiam pudessem participar do movimento.

Um grande engarrafamento se formou entre o local da refinaria, do Distrito Industrial da Vila Buriti até o bairro do Ceasa, na periferia de Manaus. Dezenas de carros e caminhões tiveram que esperar a manifestação ser realizada para conseguirem trafegar pela via que dá acesso à refinaria.

Apesar do bloqueio, nenhum incidente foi verificado, com a demonstração de grande apoio dos trabalhadores da refinaria e de empresas do entorno à manifestação. De acordo com o coordenador geral do Sindipetro-AM, Acácio Viana, a base do Amazonas não havia visto uma manifestação tão representativa dos petroleiro do País, somando-se até mesmo as representações de países como Peru, Bolívia e Venezuela.

O coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, destacou a importância do Ato e o seu caráter nacional. Do carro de som, fizeram pronunciamentos representantes de todos os sindicatos e oposições sindicais de todo o país.

Confira as fotos do Ato no perfil do FaceBook da FUP