Em 2010, foram realizados 1730 desembarques por acidente ou doença, na Bacia de Campos

Números obtidos extra-oficialmente pelo Sindipetro-NF mostram que, em 2010, foram realizados na Bacia de Campos 1730 desembarques em razão de acidente do trabalho ou adoecimento, entre 1º de janeiro e 8 de dezembro…





Sindipetro NF

Números obtidos extra-oficialmente pelo Sindipetro-NF mostram que, em 2010, foram realizados na Bacia de Campos 1730 desembarques em razão de acidente do trabalho ou adoecimento, entre 1º de janeiro e 8 de dezembro. A entidade tem solicitado os dados completos da empresa, referentes a  2008, 2009 e 2010, mas a companhia se recusa a enviar as informações.

 Desse total, 380 desembarques envolveram petroleiros da Petrobrás. Os demais 1350 foram para atender petroleiros das empresas privadas contratadas pela companhia.

A empresa registrou como sendo de acidentes de trabalho 221 casos (35 da Petrobrás e 186 de contratadas). O NF, no entanto, possui 271 CATs (Comunicações de Acidentes) relacionadas a casos com acompanhamento da equipe médica.

Do total de desembarques, 91 foram feitos pelo resgate aeromédico, os demais foram feitos por meio de aproveitamento de voos comuns. Somente entre estes resgates de emergência, o sindicato identificou a falta, na entidade, de pelo menos 16 CATs.

O sindicato tem insistido na necessidade, ainda, de uma discussão sobre a relação entre adoecimentos e o ambiente do trabalho. Na grande maioria dos casos, a empresa não admite vínculo entre o problema de saúde do trabalhador e suas condições de trabalho.

O NF vai manter a cobrança pela transparência nestes dados, assim como todos os demais que envolvem a vida e a saúde dos trabalhadores. As informações serão repassadas pelo sindicato para os órgãos fiscalizadores e ao Ministério Público do Trabalho, uma vez que o NF entende que está sendo desrespeitado o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) sobre as subno-tificações.

Relatos das plataformas

Atendendo indicativo do NF, as plataformas PCH-2, P-12, P-54, PCE-1, P-09, P-19, P-26, P-32, P-35, P-40, P-53, P-65, PVM-1 e PCP1-3 enviaram o levantamento das condições de segurança das unidades, confrontadas com as normas regulamentadoras. Cherne-2 foi a responsável pelo envio mais recente