Elizabete Sacramento assume a coordenação do Sindipetro BA e torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história da entidade

O mês de julho é bastante simbólico para as mulheres negras latino-americanas. É nesse período do ano em que se celebra o “Julho das Pretas” para evidenciar as pautas de luta, resistência, oportunidades e reconhecimento. Dito isso, é emblemático anunciar que a Diretora Executiva Elizabete Sacramento terá a oportunidade de inaugurar uma nova perspectiva no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba), assumindo a partir de agora a coordenação geral da entidade.

Essa será a primeira vez desde a fundação do Sindipetro-Ba que uma mulher negra vai ocupar o cargo mais alto da organização.

Bete como carinhosamente é conhecida, tem uma vasta atuação na luta antirracista e na militância política brasileira. Ela é graduada em química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), técnica em Química de Petróleo na Transpetro, diretora Executiva no Sindipetro-Ba, diretora Executiva no Setorial Petróleo da CNRQ (Confederação nacional do Ramo Químico) e estudante de Educação Sexual e Sexualidade Sistêmica.

A nova gestora assume a direção do sindicato após a saída do ex-coordenador Jairo Batista, que ficou à frente da pasta por quase 7 anos. Jairo retorna às suas atividades na ativa da Petrobrás e deixa as tarefas sindicais.

O Sindipetro- Ba vê na renovação da gestão, a oportunidade de seguir dialogando com a sociedade, ampliando oportunidades para reivindicar trabalho digno e direito à aposentadoria para toda a categoria petroleira do estado da Bahia.

Leia também: Jairo Batista deixa a coordenação do Sindipetro Bahia

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]