Eletricitários suspendem greve e aguardam nova audiência de conciliação no TST, nesta quinta

Com informações da FNU

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) divulgou na manhã desta quarta-feira, 31, que os trabalhadores do Sistema Eletrobras reunidos em assembleias em todas as empresas decidiram pela suspensão da greve. Segundo a entidade, essa tomada de posição da categoria seu deu pelo fato da audiência de conciliação ter transcorrido de forma positiva, e um reconhecimento também do esforço feito pelo Tribunal Superior do Trabalho para se construir um entendimento entre as partes. "Esse voto de confiança à Justiça do Trabalho é mais uma demonstração de que a FNU, os sindicatos e o CNE sempre estiveram dispostos a negociar, agora cabe ao Governo e a Eletrobras fazerem a sua parte", revela a Federação em nota divulgada em sua página na internet.

A FNU declarou que a categoria continuará mobilizada e muito atenta para os acontecimentos dos próximos dias. Esperando que o bom senso prevaleça em um momento tão importante para o setor, que é vital para o desenvolvimento do país. "As notícias econômicas mostram a importância da continuidade da geração de emprego e renda e os trabalhadores do setor elétrico são personagens centrais nessa conjuntura", destaca a entidade.

Nesta quinta-feira, dia 01 de agosto, o Comando Nacional dos Eletricitários (CNE) organiza uma grande mobilização da categoria durante a audiência de conciliação que será  realizada pelo TST, às 15 horas.  Na segunda-feira, 29, durante a primeira audiência do Tribunal, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula propôs acordo prevendo aumento real de 1% retroativo a maio deste ano, um novo reajuste do mesmo percentual em janeiro de 2014 e de 0,5% em setembro, além da correção da inflação. A reivindicação dos trabalhadores era de 5% de ganho real.

"A FNU, o CNE e os sindicatos têm a consciência que fizeram todos os esforços possíveis para que este ACT fosse marcado pelo diálogo e não pela intransigência, como infelizmente se deu. A suspensão da greve foi mais um passo nesse sentido, portanto, a bola está com a Eletrobras e o Governo. Os trabalhadores continuarão mobilizados , acompanhando de perto a audiência de conciliação. A luta continua! ", destaca a Federação.

AGENDA DO CNE

Dia 01/08/2013 – Reunião de preparação para nova audiência de conciliação
de 11horas às 13 horas no STIU-DF
Dia 01/08/2013 – Audiência de conciliação no TST às 15 horas
Dia 01/08/2013 – Avaliação e encaminhamentos das 17 horas às 19 horas no
STIUDF
Dia 02/08/2013 – Assembleias deliberativas