Eletricitários conseguem aumento real e podem encerrar greve

Rede Brasil Atual

Em reunião encerrada no fim da noite da quarta-feira (25), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) decidiu recomendar a aprovação da proposta conquistada pela greve dos trabalhadores da categoria ligados ao sistema Eletrobras, iniciada dia 16. As assembleias serão realizadas hoje e amanhã (26 e 27). A empresa propôs reajuste de 6,6% (o que representa aumento de 1,5% acima da inflação de 5,1% medida pelo IPCA), mais um abono de R$ 620 em vales-refeição em agosto.

“Diante do avanço na contraproposta apresentada pelo Sistema Eletrobras, a recomendação do Coletivo Nacional dos Eletricitários é pela sua aprovação em todas as assembleias que serão realizadas quinta (26) e sexta (27). O CNE entende que ela é fruto de muita luta e unidade, inclusive de outras entidades sindicais fora do campo cutista, e mantêm a trajetória de conquista de ganho real, que até então era negado pelo governo”, disse a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU-CUT), que congrega os sindicatos da categoria, em nota.

Caso as assembleias confirmem a posição do CNE, o retorno ao trabalho amanhã. O sistema abrange vários estados do país, com as subsidiárias Eletronorte, Eletrosul, Eletronuclear, Chesf, Furnas, CGTEE, Boa Vista Energia, Eletroacre, Ceron, Amazonas Energia, Ceal, Cepisa e Cepel. “Fica o alerta de que para enfrentar os nossos novos desafios teremos que aumentar nossa capacidade de organização e de enfrentamento, pois os horizontes que se anunciam para 2013, diante de uma crise econômica mundial e da situação de incertezas sobre a renovação das concessões, exigirão o máximo de empenho para continuar avançando em novas conquistas”, diz nota da FNU.