Eleito pelos trabalhadores, diretor da FUP toma posse no Conselho da Petrobrás

 

FUP

O diretor da FUP, José Maria Rangel, toma posse nesta segunda-feira, 29, no Conselho de Administração da Petrobrás como representante eleito pelos trabalhadores. Ele assinará a ata de posse durante a Assembleia Geral Extraordinária dos Acionistas, às 15 horas, na sede da e empresa, no Rio de Janeiro.  Eleito no início de março, José Maria Rangel é diretor da Secretaria de Saúde e Segurança da FUP e coordenador do Sindipetro-NF, onde tem travado uma longa batalha com os gestores da Petrobrás em função das condições precárias de segurança nas plataformas da Bacia de Campos.

Antes mesmo de ser empossado no CA da Petrobrás, ele já iniciou o seu mandato cobrando da presidenta Maria das Graças Foster esclarecimentos sobre os desinvestimentos da empresa. Também em reunião recente com a presidenta e a diretoria executiva da Petrobrás, José Maria cobrou um posicionamento da empresa para as propostas dos trabalhadores referentes às condições de saúde e segurança.

Uma conquista histórica!

A participação de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração de empresas públicas é uma recente conquista da classe trabalhadora e, em especial, da FUP, que desde a sua fundação luta pela democratização da gestão da Petrobrás. Pleito que foi levado pelos petroleiros ao presidente Lula, logo após a sua eleição, em 2002.

No dia 29 de dezembro de 2010, após dois anos de tramitação no Congresso Nacional, foi sancionada a Lei nº 12.353, que assegura o direito de trabalhadores elegerem um representante do Conselho de Administração de empresas públicas, sociedade de economia mista, subsidiária e suas controladoras em que a União detenha maioria do capital social. Foi a resposta do então presidente Lula a uma reivindicação histórica da classe trabalhadora, principalmente dos petroleiros, que, através da FUP e de seus sindicatos, tanto lutaram pela democratização da gestão da Petrobrás.