Nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 11, 12 e 13 de abril, a categoria petroleira irá eleger os representantes que estarão à frente do SINDIPETRO-RS no período 2017/2020. Esta eleição ocorre num momento importante, quando são necessários diversos enfrentamentos, quer em defesa da Petrobrás, do pré-sal ou em defesa das conquistas dos direitos da categoria e da classe trabalhadora.
Os ataques são muitos e vêm de todos os lados. Internamente, o modelo de gestão da Petrobrás, com caráter entreguista e desmonte da empresa; as tentativas de retirada de direitos; a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras; o não cumprimento de itens do acordo coletivo; a precarização das estruturas de segurança; entre outras questões, são motivos mais que suficientes para termos sindicatos fortes e representativos.
Mas não é só isso. Enquanto classe trabalhadora também estamos com várias conquistas ameaçadas. As reformas, trabalhista e da previdência; as terceirizações; as práticas antissindicais e as ameaças às organizações dos trabalhadores; a criminalização dos movimentos sociais; o retrocesso nos direitos humanos, sociais e ambientais; as privatizações e demissões, também estão na lista de ameaças que atingem diretamente nossa categoria.
VOTAR É FUNDAMENTAL
Por isso, o pleito, neste ano, se reveste de especial importância e exige uma participação ainda maior da categoria. Sendo pleito emchapa única, é FUNDAMENTAL que sindicalizados e sindicalizadas participem da eleição, maciçamente. Não se trata apenas de dar quórum para dar validade à eleição. Mas sim de legitimar a representação da entidade, frente à empresa e as demais instâncias de atuação.
TODOS SINDICALIZADOS DEVEM PARTICIPAR
Todo o processo, previsto em nosso estatuto e aprovado, por ampla maioria, na assembleia eleitoral, vem sendo rigorosamente cumprido, com os encaminhamentos pela Comissão Eleitoral, escolhida em assembleia. Também já foi solicitada à empresa espaço e infraestrutura para a realização da eleição, apresentada a lista de mesários, de forma a possibilitar que todos e todas habilitados a votar (ou seja, que sejam sindicalizados) possam participar da eleição. Haverá urnas na sede, em Porto Alegre, na REFAP, no TERIG, TEDUT e nas delegacias de Canoas e do Litoral Norte, além de uma itinerante que coletará os votos no Terminal de Niterói (TENIT), em Canoas, na Usina Sepé Tiarajú (UTE-ST) e na REFAP.
O objetivo é possibilitar que todos os sindicalizados nas dependências da Sede e das Delegacias, nos locais de trabalho, nos diferentes turnos, possam participar do pleito, exercer o seu direito e expressar sua vontade. Procure a urna mais próxima, de acesso mais fácil e participe. Sua participação é imprescindível.
DIAS DA ELEIÇÃO – Dias 11, 12 e 13 de abril
HORÁRIO DA ELEIÇÃO – Das 7 horas às 17h do dia 11 de abril; das 7h às 17h do dia 12; e das 7h às 17 do dia 13, exceto nas urnas da Delegacia de Litoral Norte e TEDUT, em Osório, e a do TERIG, em Rio Grande, que encerram as 12 horas do dia 13.
VEJA ONDE VOTAR – LOCAIS DAS URNAS
URNA 1 – Sede do SINDIPETRO-RS (Rua General Lima e Silva, 818), Porto Alegre
URNA 2 – Delegacia sindical de Canoas (Rua Vítor Barreto, 3288), Canoas
URNA 3 – REFAP (dependências da Refinaria)
URNA 4 – Delegacia sindical do Litoral Norte (Rua Deolindo Maggi, 52), Osório
URNA 5 – TEDUT (dependências do Terminal)
URNA 6 – TERIG (dependências do Terminal)
URNA 7 – Itinerante (coletará votos no Terminal de Niterói (TENIT), em Canoas, Usina Sepé Tiarajú (UTE-ST) e da REFAP).
Para votar é só apresentar documento com foto, que pode ser o crachá.