Pleito acontece com chapa única, mas a validação depende da obtenção do quórum de 40% de votos do quadro associativo da entidade.
Os petroleiros e petroleiras do Paraná e Santa Catarina, da ativa ou aposentados e pensionistas, que são sindicalizados têm um compromisso com a democracia nesta semana. Entre os dias 24 e 28 de abril acontecem as eleições para a renovação das direções executiva e ampliada, assim como do Conselho Fiscal, do Sindipetro PR e SC.
Conforme o artigo 27º do Estatuto da entidade, foi estabelecido um prazo de 20 dias úteis (01 a 28 de março) para a inscrição de chapas para concorrer nas eleições. Terminado o prazo, a Comissão Eleitoral se reuniu e elaborou um informativo no qual comunicou que apenas uma chapa, denominada “Chapa 1: Resistência e Luta”, teve o registro solicitado e deferido.
A Chapa 1 é composta por 47 petroleiros(as), sendo 19 novos nomes e 28 membros da atual direção, o que representa uma renovação de 40% em relação ao presente quadro diretivo do Sindicato.
Apesar de a eleição ter apenas uma chapa concorrente, é extremamente importante o voto de todo trabalhador associado. Além do exercício prático da democracia, o artigo 54º do Estatuto do Sindipetro prevê que “a eleição para a escolha da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes só será válida se dela participarem 40% (quarenta por cento) dos eleitores aptos a votar.”
De acordo com o Edital de Convocação de Eleições, divulgado no dia 20 de fevereiro pela Comissão Eleitoral, serão disponibilizadas seis urnas para a coleta de votos, entre fixas nas sedes do Sindicato e itinerantes, que percorrerão os locais de trabalho. Confira a localização e o roteiro das urnas:
URNA Nº 01 (SEDE DO SINDICATO): Será instalada das 09h às 17h sem intervalo.
URNA Nº 02 (REPAR/EDIPAR): Será instalada, obrigatoriamente às 07h de todos os dias, afim de facilitar e garantir a coleta de votos dos associados que estejam cumprindo jornada de trabalho das 23h30 às 07h30, estando autorizada a percorrer todos os setores da Refinaria, afim de facilitar a coleta de votos dos associados, podendo a votação ser interrompida, a critério do presidente e mesário da mesa coletora, para almoço durante 1h, encerrando os trabalhos às 17h.
URNA Nº 03 (REGIONAL DO SINDIPETRO, EM SÃO MATEUS DO SUL E USINA DO XISTO): Será instalada na UN-SIX, obrigatoriamente às 07h, a fim de facilitar a coleta de votos dos associados que estejam cumprindo jornada de trabalho das 23h30 às 07h30, nos dias 24 a 28 de abril com coleta de votos das 07h às 12h, estando autorizada a percorrer todos os setores da Usina e do Módulo Industrial, a fim de facilitar e garantir a coleta de votos; nos mesmos dias, das 13h30 às 17h realizará seus trabalhos na Sub Sede do Sindipetro em São Mateus do Sul. Sendo que no dia 28 de abril os trabalhos se encerrarão às 12h, retornando imediatamente para sede do sindicato em Curitiba. Durante os cinco dias os trabalhos serão interrompidos para almoço das 12h30 às 13h30;
URNA Nº 04 (SÃO FRANCISCO DO SUL – TEFRAN E REGIONAL DO SINDIPETRO E EDIVILLE, EM JOINVILLE, E EM ITARARÉ): Será instalada no TEFRAN, obrigatoriamente, nos dias de 24, 25 e 26 de abril, às 07h horas, a fim de facilitar e garantir a coleta de votos dos associados que estejam cumprindo jornada de trabalho das 23h30 às 07h30, estando autorizada a percorrer todos os setores de trabalho do Terminal e do Ancoradouro; nos dias 24 e 25 de abril, a urna cumprirá seus roteiros até às 16h, no dia 26 encerrará a coleta de votos às 11hs, podendo ter intervalo para o almoço. No dia 26 de abril a urna reabrirá seus trabalhos às 14h no EDIVILLE, encerrando neste dia às 16h, no dia 27 de abril reabrirá seus trabalhos das 07h encerrando às 13h no EDIVILLE, retomará os trabalhos do período da tarde, às 14h, na Sub Sede do Sindipetro em Joinville, até às 17h, bem como a abertura e encerramento dos trabalhos, no dia 28 de abril, dar-se-á das 08h às 12h na sub sede. Retornando para a sede, neste dia, no trajeto passará em Itararé, onde coletará os votos dos associados daquela base para então encerrar a Ata dos trabalhos dessa urna.
URNA Nº 05 (REGIONAL DO SINDIPETRO, EM PARANAGUÁ E TEPAR): Será instalada obrigatoriamente, nos dias 24 a 28 de ABRIL, às 07h a fim de facilitar e garantir a coleta de votos dos associados que estejam cumprindo jornada de trabalho das 23h30 às 07h30, estando autorizada a percorrer todos os setores do Terminal. Nesses dias a urna permanecerá no Terminal até às 11h e reabrirá seus trabalhos às 13h30, na Sub Sede do Sindipetro, até às 17h. Sendo que no dia 28 de abril os trabalhos se encerrarão às 12h no terminal aquaviáro, retornando para sede do sindicato em Curitiba. Durante os cinco dias os trabalhos poderão ser interrompidos para almoço.
URNA Nº 06 (TEGUAÇU, TBG, TEJAI e TEMIRIM): Dias 24 de abril, será instalada às 06h30, até às 16h, no TEGUAÇU e TBG. No dia 25 e 26 de abril reabrirá os trabalhos das 6h30 às 17h no TEJAÍ, estando autorizado a coletar votos entre esses horários no CDA Sul e aeroporto de navegantes e AP-SUL. No dia 27 iniciará os trabalhos às 6h30 no TEMIRIM, adequando o horário de funcionamento de coleta de votos conforme necessidade de demanda de tempo necessário para garantir a votação dos trabalhadores votantes presentes no Terminal, os trabalhos deste dia encerrará às 17h. No dia 28 reabrirá a urna no TEMIRIM às 6h30, encerrando às 11h, retornando para sede do sindicato em Curitiba.
Fonte: Sindipetro-PR/SC