Eleições sindicais: petroleiros do Paraná e Santa Catarina vão às urnas

Processo eleitoral começou segunda-feira, 02, e prossegue até sexta, 06. Veja a convocatória do Sindipetro-PR/SC…





Sindipetro-PR/SC

As eleições do Sindipetro Paraná e Santa Catarina acontecem de segunda à sexta-feira – 02 a 06 de maio de 2011. O Sindicato deu ampla divulgação de todo o processo, desde a convocação de assembleia para formação da Comissão Eleitoral, passando pelo período para inscrições de chapa, e finalizando agora com a chamada para a categoria participar desse importante momento. 

São nessas eleições que os petroleiros escolhem seus representantes sindicais, ou seja, as pessoas que estarão à frente da categoria nas negociações nos âmbitos locais, estaduais, interestaduais e até mesmo nacional, haja vista a escolha dos representantes junto à Federação. Caberá aos eleitos a responsabilidade de dirigir por três anos (2011/2014) uma entidade com 49 anos de histórias, conquistas e lutas em prol dos petroleiros e do conjunto da classe trabalhadora. Mais do que isso, os companheiros que estarão à frente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina terão que ter habilidade e sensibilidade nos momentos de conflito e de negociação junto ao Sistema Petrobrás. 

Duas chapas se inscreveram para disputar essas eleições. São elas, a Chapa 1 – Unidade e Luta é a Nossa História – e a Chapa 2 – Lutar para Renovar. Procure conhecer os membros de cada grupo para poder decidir seu voto com a consciência de ter optado pelo que você considera melhor para o conjunto da categoria petroleira no Paraná e em Santa Catarina. 

De acordo com o estatuto do Sindicato, para ser validada, a eleição deve ter um quórum de 40% dos aptos a votar. Têm direito ao voto os petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas associadas que estão em dia com suas obrigações estatutárias e têm pelos menos três meses de sindicalização quando da realização da eleição. Para este pleito, 2002 trabalhadores(as) petroleiros(as) estão legitimados a participar das eleições. Para atingir o quórum mínimo, será necessário o voto de pelo menos 801 sindicalizados. 

Mais do que referendar as eleições, o voto é um exercício de democracia e cidadania. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina conta com a sua participação.