Eleição para o CA da Transpetro prossegue até domingo, 28 de agosto

Os trabalhadores da Transpetro têm até domingo, 28 de agosto, para escolher o seu representante no Conselho de Administração da Transpetro. A FUP e seus sindicatos apoiam a reeleição do atual representante da categoria, Felipe Homero Pontes, para que possa dar continuidade ao seu trabalho no CA.

Eleito de forma legítima em 2020, ele teve o mandato reduzido em 70% devido a atitudes antidemocráticas da gestão da empresa. Depois de muita pressão, conseguiu assumir, mas teve apenas oito meses para colocar em prática suas pautas.

Saiba mais: Eleito há quase dois anos para o CA da Transpetro, petroleiro terá posse homologada, após acordo jurídico com a Petrobrás

A candidatura de Homero está unificada, com apoio também da FNP e da AEPET.

A votação é online, por meio de um sistema de votação eletrônica, integrada à área administrativa da Transpetro. Basta acessar o site tafnervotacao.com.br/transpetro/votacao.aspx?ele=bykepjwxew e entrar com seu login e senha de acesso.

Homero tem compromisso com a soberania

Felipe Homero Pontes, 40 anos, é Técnico de Operação PI na Transpetro, com passagens no Terminal Norte Capixaba (TNC) e no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), ambos no Espírito Santo. Foi admitido na subsidiária da Petrobrás em 2006: já são 15 anos de experiência e trabalho.

Ele atuou no magistério e na segurança pública também. Tem formação técnica em Operação e Produção de Petróleo e Gás pelo SENAI de Campos dos Goytacazes, bacharel em Engenharia Química pela Fundação São João Batista, Aracruz; e é pós-graduado em Investimento e Mercado Financeiro pela FUCAPE/ES. Atualmente faz parte do corpo discente no curso de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, também pela FUCAPE/ES.

“Pretendo dar continuidade ao projeto de humanização do CA, com o conselho de base e também à defesa da tripulação brasileira e da ampliação da frota de navios da Transpetro. Além, é claro, agir com transparência no mandato, através de prestações de contas. Existem também algumas bandeiras de luta com as quais eu estou alinhado, dentro das limitações que tenho. Portanto, me proponho a lutar pela reestatização da TAG e da NTC, pois a privatização destas duas empresas gerou uma redução da receita da Transpetro”, afirmou Homero em entrevista ao Sindipetro Bahia.

“Também farei parte da luta pela revisão da BR do Mar, que é o novo marco regulatório da cabotagem (aprovado em janeiro), e que desmonta a Marinha Mercante do nosso país, entregando a frota dos navios de bandeira brasileira e é um total desrespeito aos trabalhadores da Marinha Mercante. Então, eu digo que podem contar comigo na luta pelo restabelecimento da soberania, com foco na importância da Transpetro neste contexto”, ressaltou o candidato.

Leia a íntegra da entrevista:

» “Eu tenho um projeto para a Transpetro”, afirma candidato a conselheiro apoiado pela FUP

[Da comunicação da FUP, com informações do Sindipetro ES e do Sindipetro BA]