Prossegue até sexta-feira, 12, o processo eleitoral para a escolha da nova Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do Sindipetro MG. A votação começou às 19h do dia 7 de abril e já foi encerrada na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBIO) e na Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-JF), onde as urnas foram fechadas às 18h desta quinta, 11.
Uma única Chapa disputa a eleição, que definirá a gestão responsável por conduzir o sindicato no período de 2023 a 2026. É necessário um quórum mínimo de 50%+1 dos associados aptos a votar para que a eleição seja validada.
“Este é um momento crucial para a democracia no Sindipetro/MG pois, para além da necessidade de atingir o quorum mínimo [50%+1 dos associados devem votar], a participação dos petroleiros da ativa e aposentados é fundamental para fortalecermos a legitimidade da gestão que irá assumir a entidade. Queremos garantir que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas lutas pela retomada dos nossos direitos e em defesa da Petros e AMS”, destacou Guilherme Alves, coordenador geral interino do Sindipetro/MG.
As eleições representam um momento em que a entidade se abre à categoria, permitindo que cada associado exerça seu poder de escolha e contribua ativamente para a construção de um sindicato mais representativo e comprometido com as demandas dos diversos setores da Petrobrás. Portanto, é crucial que todos os associados compareçam às urnas e exerçam seu direito de voto. Juntos, construímos o futuro do Sindipetro/MG e impulsionamos nossa luta pela valorização dos trabalhadores e pela reconstrução da Petrobrás.
Como votar
Os locais e horários de votação variam conforme a região e a unidade. Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), na Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT) e no Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE), a votação teve início às 19h do dia 7 de maio e encerrará às 18h de sexta, 12 de maio. Já na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBIO) e na Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-JF), a eleição começou às 19h do dia 7 de maio e terminou às 18h desta quinta, 11.
A coleta dos votos está sendo realizada por urna itinerante, percorrendo todas as unidades e setores, conforme a disponibilidade dos mesários e do representante da Chapa, levando em consideração os horários de trabalho em turno ininterrupto de revezamento e administrativo.
Além disso, as sedes do Sindipetro/MG e da Associação dos Trabalhadores Aposentados da Petrobrás (Astap) disponibilizam urnas fixas para votação. Na sede do Sindipetro/MG, os associados podem votar entre os dias 8 e 12 de maio, das 9h às 18h. Já na sede da Astap, a votação acontece no mesmo período, das 9h às 16h.
IMPORTANTE: De acordo com o estatuto do Sindipetro/MG, é necessário um quórum mínimo de 50%+1 dos associados aptos a votar para que a eleição seja validada.
[Da imprensa do Sindipetro MG, com edição da FUP]