Edição revista e ampliada do “Latifúndio Midiota” será lançada na Plenária Nacional da FUP

alt
alt

Para Emir Sader, livro é “uma verdadeira bula para ler e entender o que é dito na mídia”

Revista e ampliada, a segunda edição do livro Latifúndio Midiota, crimes, crises e trapaças, do jornalista Leonardo Severo, terá seu lançamento nacional em Porto Alegre na próxima sexta-feira (4 de agosto), às 10 horas, durante a Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (Plenafup), no Salão de Convenções do Hotel Embaixador.

A obra inaugurou o selo Barão de Itararé durante o Fórum Social realizado em janeiro na capital gaúcha. Desde então, o autor tem percorrido o país realizando debates sobre a democratização da comunicação em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

A nova edição conta com breve apresentação do sociólogo Emir Sader e traz duas novas reportagens, além das 20 anteriores: “BNDES dá asas à desnacionalização dos aeroportos brasileiros” e “Movimentos sociais vão às ruas em defesa da liberdade de expressão”, ambas publicadas no jornal Brasil de Fato e no Portal do Mundo do Trabalho (www.cut.org.br).

CRÍTICA DA MÍDIA

Nas palavras de Emir Sader, “Latifúndio Midiota é uma verdadeira bula para ler e entender o que é dito na mídia”. “Sem contraindicações, indicado para os que mais precisam da verdade”, frisou o renomado sociólogo, que fez a indicação do livro na revista Caros Amigos.

De acordo com o secretário de Comunicação da FUP, Marluzio Ferreira Dantas, “enquanto a mídia vende o que não está vendo, em função dos interesses de anunciantes e assinantes, o livro é muito feliz por mostrar um jornalismo que descreve as coisas como são, de forma solidária e humana”.

Para a coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e secretária de Comunicação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, “cada um dos artigos do livro faz compreender, em toda a sua dimensão, o que é a velha mídia e o papel venal que exerce, cotidianamente e sem trégua, contra a democracia e a informação. Cada linha do livro alerta para o veneno a que somos submetidos. E nos desintoxica”.

TRAJETÓRIA

Assessor de Comunicação da CUT Nacional, redator-especial do jornal Hora do Povo, colaborador do Brasil de Fato e do Vermelho, membro do coletivo de comunicação da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) e é membro do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, Leonardo Severo também é autor de “Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo”, tendo editado em parceria com Valdo Albuquerque o livro “Regulamentação do Artigo 192: Desenvolvimento e Cidadania”.

Lançamento em São Paulo – TV CUT

Lançamento em Porto Alegre (Fórum Social Temático 2012) – TVT

Lançamento no Sindicato dos Bancários de São Paulo – TVT